{"id":46777,"date":"2025-01-02T13:15:00","date_gmt":"2025-01-02T16:15:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/tecnico-eletronico-de-23-anos-restaura-voluntariamente-relogio-centenario-de-estacao-ferroviaria-patrimonio-de-sao-carlos\/"},"modified":"2025-01-02T13:15:00","modified_gmt":"2025-01-02T16:15:00","slug":"tecnico-eletronico-de-23-anos-restaura-voluntariamente-relogio-centenario-de-estacao-ferroviaria-patrimonio-de-sao-carlos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/tecnico-eletronico-de-23-anos-restaura-voluntariamente-relogio-centenario-de-estacao-ferroviaria-patrimonio-de-sao-carlos\/","title":{"rendered":"T\u00e9cnico eletr\u00f4nico de 23 anos restaura voluntariamente rel\u00f3gio centen\u00e1rio de esta\u00e7\u00e3o ferrovi\u00e1ria, patrim\u00f4nio de S\u00e3o Carlos"},"content":{"rendered":"
O rel\u00f3gio, que fica no topo do pr\u00e9dio, data do in\u00edcio dos anos 1900. \u00c9 um modelo da empresa inglesa Identity Company, a mesma fabricante do Big Ben, de Londres e j\u00e1 foi a principal refer\u00eancia de tempo dos s\u00e3o-carlenses que o usavam como base para ajustarem seus rel\u00f3gios no s\u00e9culo passado. Rel\u00e9gio centen\u00e1rio de esta\u00e7\u00e3o ferrovi\u00e1ria de S\u00e3o Carlos foi restaurado voluntariamente por t\u00e9cnico eletr\u00f4nico \u2014 Foto: Reprodu\u00e7\u00e3o EPTV O equipamento centen\u00e1rio estava totalmente parado h\u00e1, pelo menos, dois anos. Nas \u00faltimas d\u00e9cadas, chegou a funcionar por pequenos e espor\u00e1dicos per\u00edodos de tempo. Mas essa situa\u00e7\u00e3o mudou quando Hypolito passou por acaso em frente ao pr\u00e9dio e notou que o rel\u00f3gio n\u00e3o funcionava. \u201c\u00c9 um pecado voc\u00ea ver um monumento da cidade que n\u00e3o est\u00e1 funcionando. \u00c9 interessante notar que hoje poucas pessoas conhecem esse rel\u00f3gio”, disse. Paix\u00e3o por rel\u00f3gios Jo\u00e3o Lucas Coppi Hypolito e Jaime Prado restauraram rel\u00f3gio centen\u00e1rio, s\u00edmbolo de S\u00e3o Carlos \u2014 Foto: Arquivo pessoal A paix\u00e3o de Jo\u00e3o Hypolito pelos rel\u00f3gios come\u00e7ou muito cedo, ainda crian\u00e7a e hoje ele os conserta por hobby. Ele tem mais de 30 deles pela casa. \u201cDesde pequeno sempre tive curiosidade em saber como as coisas funcionavam por dentro, fosse rel\u00f3gio, v\u00eddeo cassete, r\u00e1dio, e uma tia-av\u00f3 me deu um rel\u00f3gio despertador de presente e a paix\u00e3o come\u00e7ou. Eu desmontei, destru\u00ed o rel\u00f3gio jogando no ch\u00e3o porque eu n\u00e3o tinha condi\u00e7\u00f5es desmontar. Devia ter uns seis, cinco anos de idade e cada vez mais foi crescendo o gosto\u201d, contou. Para restaurar o rel\u00f3gio da esta\u00e7\u00e3o, ele entrou em contato com a Funda\u00e7\u00e3o Pr\u00f3-Mem\u00f3ria que respons\u00e1vel pelo pr\u00e9dio, e conseguiu autoriza\u00e7\u00e3o para fazer o reparo. Foram necess\u00e1rios cinco dias e ajuda para fazer o trabalho. Al\u00e9m do acesso dif\u00edcil, a estrutura tinha gambiarras el\u00e9tricas, as engrenagens estavam sujas e travadas, os vidros estavam quebrados, os n\u00fameros e ponteiros necessitavam de pintura. \u201cFiquei bastante tempo l\u00e1, fazendo a limpeza da m\u00e1quina. O maior problema estava no mostrador, que fica na fachada, e eu sabia que n\u00e3o conseguiria resolver isso sozinho, pois \u00e9 um processo delicado e trabalhoso. Foi ent\u00e3o que pedi ajuda ao meu amigo, Jaime Prado, de Bauru\u201d, contou. Funcion\u00e1rio p\u00fablico aposentado e restaurador de rel\u00f3gios, Prado aceitou o desafio. \u201cEu j\u00e1 restaurei rel\u00f3gios em v\u00e1rios estados e esse foi o mais complicado. \u00c9 uma raridade! Esse rel\u00f3gio me chamou a aten\u00e7\u00e3o pela diferen\u00e7a e pelo hist\u00f3rico dele. S\u00e3o Carlos tem uma joia rara, uma joia rar\u00edssima de alt\u00edssima qualidade, que vale muito a pena a cidade preservar\u201d, disse. Patrim\u00f4nio hist\u00f3rico Esta\u00e7\u00e3o ferrovi\u00e1ria de S\u00e3o Carlos foi inagurada em 1884 \u2014 Foto: Acervo EP A Esta\u00e7\u00e3o Ferrovi\u00e1ria de S\u00e3o Carlos foi constru\u00edda entre 1881 e 1883, por iniciativa de fazendeiros locais que tinham interesse de ampliar a lavoura cafeeira, principal atividade econ\u00f4mica do per\u00edodo. Iniciou seu funcionamento em maio de 1883 em car\u00e1ter provis\u00f3rio e foi inaugurada oficialmente em 1884, \u00e9poca que muitas pessoas come\u00e7aram a chegar \u00e0 cidade para trabalhar ou montar neg\u00f3cios. O rel\u00f3gio foi instalado em 4 de julho de 1912. Com isso, os hor\u00e1rios de chegada e sa\u00edda dos trens passaram a ser precisamente controlados e o tempo da cidade passou a ser o tempo da esta\u00e7\u00e3o. “Por muito tempo, eram as igrejas, atrav\u00e9s dos seus sinos, do hor\u00e1rio das ora\u00e7\u00f5es, que controlavam o cotidiano da cidade. Com a ascens\u00e3o do capitalismo contempor\u00e2neo, que \u00e9 o tempo do trabalho, a ferrovia, atrav\u00e9s dos seus rel\u00f3gios, vai controlar o tempo da cidade. Por isso que o rel\u00f3gio da esta\u00e7\u00e3o \u00e9 t\u00e3o importante, ele marca um momento em que a cidade muda a forma do seu cotidiano, a forma como ela se organiza e organiza seu dia”, afirma a historiadora Leila Massar\u00e3o. Rel\u00f3gio da esta\u00e7\u00e3o, s\u00edmbolo da hist\u00f3ria de S\u00e3o Carlos foi restaurado por volunt\u00e1rios \u2014 Foto: Arquivo pessoal\/Jo\u00e3o Hypolito Mas com a chegada da tecnologia e a banaliza\u00e7\u00e3o dos rel\u00f3gios de pulso e nos celulares, o rel\u00f3gio, que havia sido t\u00e3o importante para a cidade, acabou caindo no esquecimento. “Muitas vezes, ele passa despercebido, as pessoas passam por ali e nem reparam que existe um rel\u00f3gio”, lamenta Hypolito. Veja os v\u00eddeos da EPTV Central <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
O rel\u00f3gio, que fica no topo do pr\u00e9dio, data do in\u00edcio dos anos 1900. \u00c9 um modelo da empresa inglesa Identity Company,…<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":46778,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[17,1],"tags":[],"class_list":["post-46777","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-cidades","category-todas-noticias"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/46777","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=46777"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/46777\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/46778"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=46777"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=46777"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=46777"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}