{"id":46448,"date":"2024-12-30T08:10:00","date_gmt":"2024-12-30T11:10:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/trem-de-pouso-sem-funcionar-e-possivel-colisao-com-passaros-as-questoes-sem-resposta-que-cercam-o-pior-desastre-aereo-da-coreia-do-sul\/"},"modified":"2024-12-30T08:10:00","modified_gmt":"2024-12-30T11:10:00","slug":"trem-de-pouso-sem-funcionar-e-possivel-colisao-com-passaros-as-questoes-sem-resposta-que-cercam-o-pior-desastre-aereo-da-coreia-do-sul","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/trem-de-pouso-sem-funcionar-e-possivel-colisao-com-passaros-as-questoes-sem-resposta-que-cercam-o-pior-desastre-aereo-da-coreia-do-sul\/","title":{"rendered":"Trem de pouso sem funcionar e poss\u00edvel colis\u00e3o com p\u00e1ssaros: as quest\u00f5es sem resposta que cercam o pior desastre a\u00e9reo da Coreia do Sul"},"content":{"rendered":"

Uma das d\u00favidas, por ora, \u00e9: tanto o pouso com o trem recolhido quanto a colis\u00e3o com p\u00e1ssaros s\u00e3o ocorr\u00eancias comuns na avia\u00e7\u00e3o comercial mundial e, isoladamente, n\u00e3o costumam resultar em mortes. Esses dois pontos suscitam outras quest\u00f5es: um avi\u00e3o cujo trem de pouso n\u00e3o abaixa normalmente joga combust\u00edvel fora antes de tentar a aterrissagem \u2014o que n\u00e3o ocorreu no voo da Jeju Air. Isso porque um avi\u00e3o com menos combust\u00edvel fica menos propenso a explos\u00f5es. E a colis\u00e3o com p\u00e1ssaros n\u00e3o tem rela\u00e7\u00e3o aparente com o n\u00e3o funcionamento do trem de pouso. Outra incerteza est\u00e1 na velocidade em que o avi\u00e3o atingiu o solo. V\u00eddeos mostram o Boeing 737-800 com dificuldade para frear e aparentemente sem o funcionamento dos flaps, superf\u00edcies aerodin\u00e2micas usadas para aumentar a sustenta\u00e7\u00e3o. “Neste momento, h\u00e1 muito mais perguntas do que respostas. Por que o avi\u00e3o estava t\u00e3o r\u00e1pido? Por que os flaps n\u00e3o estavam abertos? Por que o trem de pouso n\u00e3o estava acionado?”, disse \u00e0 Reuters Gregory Alegi, especialista em avia\u00e7\u00e3o e ex-professor da academia da for\u00e7a a\u00e9rea italiana. Christian Beckert, especialista em seguran\u00e7a de voo e piloto da Lufthansa, disse que as imagens sugerem que, al\u00e9m dos reversores, a maioria dos sistemas de frenagem do avi\u00e3o n\u00e3o foi ativada, criando um “grande problema” e resultando em um pouso em velocidade alta. Beckert afirmou que uma colis\u00e3o com p\u00e1ssaros era improv\u00e1vel de ter danificado o trem de pouso enquanto ele ainda estava recolhido, e que, se tivesse ocorrido com o trem acionado, seria dif\u00edcil o recolher novamente. “\u00c9 realmente muito raro e incomum n\u00e3o baixar o trem de pouso, porque h\u00e1 sistemas independentes que permitem baix\u00e1-lo com um sistema alternativo”, disse ele. Acidentes a\u00e9reos geralmente s\u00e3o causados por uma combina\u00e7\u00e3o de fatores e que pode levar meses para reconstruir a sequ\u00eancia de eventos dentro e fora da aeronave. Um porta-voz da Jeju Air n\u00e3o preferiu n\u00e3o comentar. A empresa se recusou a especular sobre a causa do acidente durante entrevistas coletivas, afirmando que uma investiga\u00e7\u00e3o est\u00e1 em andamento. De acordo com regras globais de avia\u00e7\u00e3o, a Coreia do Sul vai liderar a investiga\u00e7\u00e3o sobre o acidente e automaticamente envolver\u00e1 o Conselho Nacional de Seguran\u00e7a nos Transportes (NTSB) dos Estados Unidos, onde o avi\u00e3o foi projetado e fabricado. O gravador de dados de voo, tamb\u00e9m conhecido como “caixa preta”, foi encontrado cerca de duas horas e meia ap\u00f3s o acidente, e o de voz da cabine foi localizado quase tr\u00eas horas depois, segundo o Minist\u00e9rio dos Transportes da Coreia do Sul. “Esses gravadores fornecem todos os par\u00e2metros dos sistemas do avi\u00e3o. O ‘batimento card\u00edaco’ da aeronave est\u00e1 no gravador de dados de voo”, disse Geoffrey Thomas, editor da Airline News. “O gravador de voz provavelmente fornecer\u00e1 a an\u00e1lise mais detalhada sobre o que aconteceu nesse tr\u00e1gico acidente.” Sequ\u00eancia de eventos V\u00eddeo mostra fogo saindo de motor pouco antes de pouso de avi\u00e3o que explodiu “Uma colis\u00e3o com p\u00e1ssaros n\u00e3o \u00e9 incomum, problemas com o trem de pouso tamb\u00e9m n\u00e3o. Colis\u00f5es com p\u00e1ssaros ocorrem com frequ\u00eancia, mas normalmente n\u00e3o causam a perda de uma aeronave sozinhas”, afirmou \u00e0 Reuters. Uma colis\u00e3o com p\u00e1ssaros poderia ter afetado os motores se um bando fosse sugado por eles, mas isso n\u00e3o desligaria os motores imediatamente, dando algum tempo para os pilotos reagirem, disse Geoffrey Dell, especialista australiano em seguran\u00e7a a\u00e9rea. O especialista australiano em seguran\u00e7a a\u00e9rea Geoffrey Dell comentou: “Nunca vi uma colis\u00e3o com p\u00e1ssaros impedir a extens\u00e3o do trem de pouso”. Ap\u00f3s o alerta de colis\u00e3o com p\u00e1ssaros e a declara\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia pelos pilotos, eles tentaram pousar na pista vindo da dire\u00e7\u00e3o oposta, informou um oficial do Minist\u00e9rio dos Transportes. Essa mudan\u00e7a de plano levantou mais quest\u00f5es para os investigadores, afirmou Marco Chan, professor s\u00eanior em opera\u00e7\u00f5es de avia\u00e7\u00e3o da Buckinghamshire New University e ex-piloto. “A mudan\u00e7a para a dire\u00e7\u00e3o oposta foi feita de forma relativamente tardia, o que aumentou a carga de trabalho”, disse Chan. O cen\u00e1rio, afirmou, ainda \u00e9 de inc\u00f3gnita. Joo Jong-wan, vice-ministro dos Transportes, afirmou que o comprimento da pista, de 2.800 metros, n\u00e3o foi um fator contribuinte e que os muros em suas extremidades foram constru\u00eddos de acordo com os padr\u00f5es. “Ambos os extremos da pista possuem zonas de seguran\u00e7a com \u00e1reas verdes de amortecimento antes de alcan\u00e7ar o muro externo”, disse ele em outra coletiva. “O aeroporto foi projetado conforme as diretrizes de seguran\u00e7a padr\u00e3o da avia\u00e7\u00e3o, mesmo que o muro possa parecer mais pr\u00f3ximo do que realmente est\u00e1”. O comandante atuava desde 2019 e acumulava 6.823 horas de voo, informou o minist\u00e9rio. O modelo da Boeing envolvido no acidente, o 737-800, \u00e9 um dos avi\u00f5es mais utilizados no mundo, com um hist\u00f3rico geral de seguran\u00e7a s\u00f3lido e desenvolvido bem antes da variante MAX, que esteve envolvida em uma recente crise de seguran\u00e7a da Boeing. Mapa mostra rota de avi\u00e3o que explodiu na Coreia do Sul Avi\u00e3o sai da pista e pega fogo em aeroporto na Coreia do Sul Mapa mostra rota de avi\u00e3o que explodiu na Coreia do Sul O que se sabe sobre acidente de avi\u00e3o na Coreia do Sul \u2014 Foto: Editoria de Arte\/g1 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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