{"id":46446,"date":"2024-12-30T09:01:00","date_gmt":"2024-12-30T12:01:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/qual-o-risco-de-choque-com-passaros-causar-acidente-aereo\/"},"modified":"2024-12-30T09:01:00","modified_gmt":"2024-12-30T12:01:00","slug":"qual-o-risco-de-choque-com-passaros-causar-acidente-aereo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/qual-o-risco-de-choque-com-passaros-causar-acidente-aereo\/","title":{"rendered":"Qual o risco de choque com p\u00e1ssaros causar acidente a\u00e9reo?"},"content":{"rendered":"
O Boeing 737-800, operado pela Jeju Air, viajava de Bangkok, na Tail\u00e2ndia, para o Aeroporto Internacional de Muan. Ap\u00f3s pousar, a aeronave derrapou da pista e colidiu contra uma parede, pouco depois das 9h no hor\u00e1rio local de domingo (21h de s\u00e1bado, no hor\u00e1rio de Bras\u00edlia). Avi\u00e3o explode ap\u00f3s pousar e bater contra muro na Coreia do Sul Avi\u00e3o pode ter sigo atingido por aves Uma das hip\u00f3teses \u00e9 que uma colis\u00e3o com aves pode ter contribu\u00eddo para o acidente a\u00e9reo. Um funcion\u00e1rio do setor de transportes da Coreia do Sul disse que o avi\u00e3o estava tentando pousar, mas foi for\u00e7ado a esperar depois que o controle de tr\u00e1fego a\u00e9reo emitiu um aviso de colis\u00e3o com p\u00e1ssaros \u2014 um alerta sobre o risco de atingi-los. Um v\u00eddeo parece mostrar o avi\u00e3o pousando sem usar suas rodas ou qualquer outro trem de pouso. Ele derrapou na pista e bateu em uma parede antes de explodir em chamas. Uma testemunha disse \u00e0 ag\u00eancia de not\u00edcias sul-coreana Yonhap que ouviu um “estrondo alto” seguido por uma “s\u00e9rie de explos\u00f5es”. V\u00eddeos do acidente mostram o avi\u00e3o em chamas, com fuma\u00e7a subindo para o c\u00e9u. O especialista em avia\u00e7\u00e3o Chris Kingswood, com mais de 40 anos de experi\u00eancia e que j\u00e1 pilotou o mesmo modelo de aeronave envolvido no incidente, afirmou \u00e0 BBC News que as imagens n\u00e3o deixam claro o que causou o acidente. No entanto, ele destaca que o avi\u00e3o estava sem o trem de pouso e n\u00e3o estava utilizando as aletas (flaps) da maneira usual, o que sugere que “tudo aconteceu muito rapidamente”. Os flaps s\u00e3o dispositivos nas asas das aeronaves que ajudam a aumentar a sustenta\u00e7\u00e3o durante a decolagem e o pouso, permitindo que o avi\u00e3o voe a uma velocidade mais baixa sem perder altitude. “Normalmente, isso aconteceria se ambos os motores falhassem”, explicou. “Uma aeronave comercial pode continuar voando de forma segura com um \u00fanico motor funcionando.” Ele tamb\u00e9m mencionou que a altitude \u00e9 um fator crucial caso uma colis\u00e3o com aves danifique os dois motores, pois, em baixa altitude, os pilotos teriam que tomar “muitas decis\u00f5es em um curto espa\u00e7o de tempo”. Embora exista um sistema alternativo para operar o trem de pouso e as aletas caso os motores falhem, Kingswood afirmou que “se estivessem a uma altitude baixa, apenas alguns milhares de p\u00e9s, eles precisariam se concentrar em manter o controle da aeronave e encontrar um local seguro para pousar”. A investiga\u00e7\u00e3o sobre as causas do acidente ainda est\u00e1 em andamento, e a BBC n\u00e3o pode confirmar a raz\u00e3o exata da queda do avi\u00e3o. A investiga\u00e7\u00e3o sobre as causas do acidente ainda est\u00e1 em andamento, e a BBC n\u00e3o pode confirmar a raz\u00e3o exata da queda do avi\u00e3o. \u2014 Foto: Getty Images Qu\u00e3o comuns s\u00e3o as colis\u00f5es com p\u00e1ssaros? Em modelos menores, esses incidentes podem provocar danos significativos \u00e0 estrutura, enquanto todas as aeronaves, especialmente as equipadas com motores a jato, est\u00e3o sujeitas \u00e0 perda de pot\u00eancia causada pela ingest\u00e3o de aves nas entradas de ar dos motores. Esse tipo de ocorr\u00eancia j\u00e1 resultou em diversos acidentes fatais. Embora possam acontecer em qualquer fase do voo, as colis\u00f5es ocorrem com maior frequ\u00eancia durante a decolagem, subida inicial, aproxima\u00e7\u00e3o e pouso, momentos em que a concentra\u00e7\u00e3o de aves em altitudes mais baixas \u00e9 maior. Al\u00e9m disso, como a maioria das aves voa principalmente durante o dia, esses eventos se d\u00e3o, em sua maioria, sob luz natural. Dados da organiza\u00e7\u00e3o indicam que aproximadamente 90% das colis\u00f5es ocorrem nas proximidades de aeroportos. Um levantamento do Australian Aviation Wildlife Hazard Group aponta que, desde 1988, foram registradas 262 fatalidades devido a colis\u00f5es com aves em todo o mundo e 250 aeronaves destru\u00eddas. Como as colis\u00f5es podem prejudicar as aeronaves Segundo as autoridades da Organiza\u00e7\u00e3o de Avia\u00e7\u00e3o Civil Internacional, colis\u00f5es com aves podem resultar em incidentes graves durante o voo. Em alguns casos, uma aeronave pode sofrer danos significativos em seus motores ao atingir um grupo de aves logo ap\u00f3s a decolagem, obrigando o piloto a retornar para um pouso de emerg\u00eancia. Tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel que, ao tentar abortar a decolagem, a aeronave ultrapasse os limites da pista, causando danos consider\u00e1veis. Em situa\u00e7\u00f5es mais cr\u00edticas, uma ave pode quebrar o para-brisa de uma aeronave leve, atingindo o piloto e fazendo com que ele perca temporariamente o controle, o que obriga a realizar um pouso for\u00e7ado. Em outros casos, o impacto de aves maiores, como abutres, pode causar danos estruturais graves \u00e0 aeronave, levando \u00e0 perda de controle e, em \u00faltima inst\u00e2ncia, ao acidente. \u00c9 poss\u00edvel evitar acidentes? N\u00e3o h\u00e1 uma medida \u00fanica que garanta a prote\u00e7\u00e3o das aeronaves, mas algumas medidas podem aumentar a seguran\u00e7a. Como a maioria das colis\u00f5es com aves ocorre nas primeiras horas da manh\u00e3 ou ao entardecer, quando as aves est\u00e3o mais ativas, os pilotos s\u00e3o treinados para ficar atentos nesses per\u00edodos cr\u00edticos. Radares podem ser usados para detectar grupos de aves, embora essa tecnologia seja baseada em solo e n\u00e3o esteja dispon\u00edvel globalmente, limitando sua utiliza\u00e7\u00e3o em algumas regi\u00f5es. De acordo com um artigo do site The Conversation, fabricantes de motores de aeronaves testam sua resist\u00eancia a colis\u00f5es com aves, j\u00e1 que um impacto pode causar danos severos \u00e0s l\u00e2minas da turbina, resultando na falha do motor. Para esses testes, \u00e9 disparada uma galinha morta a alta velocidade contra o motor, enquanto ele opera a plena pot\u00eancia. Circular da Autoridade de Seguran\u00e7a da Avia\u00e7\u00e3o Civil da Austr\u00e1lia sobre o gerenciamento de riscos com animais selvagens orienta os aeroportos sobre as medidas para manter aves e outros animais afastados das \u00e1reas pr\u00f3ximas \u00e0s pistas. Uma t\u00e9cnica utilizada \u00e9 o uso de pequenas explos\u00f5es de g\u00e1s, que imitam o som de uma espingarda para afastar as aves. Em locais com alta concentra\u00e7\u00e3o de aves, os aeroportos tamb\u00e9m podem cultivar esp\u00e9cies de grama e plantas que n\u00e3o atraem esses animais. Mapa mostra rota de avi\u00e3o que explodiu na Coreia do Sul V\u00eddeo mostra fogo saindo de motor pouco antes de pouso de avi\u00e3o que explodiu <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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