{"id":45854,"date":"2024-12-24T04:49:00","date_gmt":"2024-12-24T07:49:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/dom-vital-a-vinda-do-senhor-jesus-pelo-natal\/"},"modified":"2024-12-24T04:49:00","modified_gmt":"2024-12-24T07:49:00","slug":"dom-vital-a-vinda-do-senhor-jesus-pelo-natal","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/dom-vital-a-vinda-do-senhor-jesus-pelo-natal\/","title":{"rendered":"Dom Vital: A vinda do Senhor Jesus pelo Natal"},"content":{"rendered":"

Pela encarna\u00e7\u00e3o, Deus faz parte da humanidade na sua integridade. N\u00f3s somos chamados a viver o esp\u00edrito natalino, que aponta para a paz e o amor a Deus, ao pr\u00f3ximo como a si mesmo. Dom Vital Corbellini, Bispo de Marab\u00e1 \u2013 PA. Deus se tornou carne (cf. Jo 1,14), gente igual a n\u00f3s em tudo menos o pecado (cf. Hb 4,15). Esta \u00e9 a grande noticia do Natal para o ser humano, necessitado da gra\u00e7a da reden\u00e7\u00e3o. Pela encarna\u00e7\u00e3o, Deus faz parte da humanidade na sua integridade. N\u00f3s somos chamados a viver o esp\u00edrito natalino, que aponta para a paz e o amor a Deus, ao pr\u00f3ximo como a si mesmo. O mundo necessita de paz: Jesus \u00e9 o Pr\u00edncipe da Paz (cf. Is 9,6). Vejamos estes dados nos santos padres, os primeiros escritores crist\u00e3os que elaboraram uma doutrina sobre a encarna\u00e7\u00e3o do Verbo, a entrada de Deus na hist\u00f3ria humana para reconcili\u00e1-la com Deus Pai. Os \u00faltimos tempos Santo Ireneu de Li\u00e3o, bispo no s\u00e9culo II afirmou que Deus por quem criou todas as coisas pelo seu Verbo, Senhor Jesus Cristo, nos \u00faltimos tempos se fez ser humano entre as pessoas, para unir o fim ao princ\u00edpio, isto \u00e9, o ser humano a Deus. Os profetas receberam da mesma Palavra o carisma prof\u00e9tico, anunciaram a vinda do Salvador segundo a carne, realizando-se desta forma a uni\u00e3o de Deus e do ser humano, conforme a vontade do Pai[1]. Os seres humanos viram a Deus Segundo Santo Ireneu havia na vinda do Salvador na terra, a id\u00e9ia de que Deus seria visto pelos seres humanos, o Verbo de Deus conversaria com os homens e com as mulheres. Ele viveria e conversaria com as pessoas na terra, estaria presente \u00e0 sua cria\u00e7\u00e3o, para salv\u00e1-la, ser percebida por ela, livrando-a do pecado, fazendo-a servi-la na santidade e na justi\u00e7a todos os dias (cfr. Lc 1,71,74-75) para que, unido ao Esp\u00edrito de Deus, o ser humano tenha acesso \u00e0 gl\u00f3ria do Pai[2]. O significado da encana\u00e7\u00e3o do Verbo de Deus Santo Agostinho, bispo de Hipona, s\u00e9culos IV e V aprofundou o significado da encarna\u00e7\u00e3o do Verbo divino, dizendo que a carne, pr\u00f3prio para n\u00e3o perecer, se uniu ao Verbo em modo que como o ser humano consiste de alma e de carne, assim Cristo Jesus fosse Deus e homem. Ele uniu em si mesmo, na \u00fanica Pessoa do Verbo a humanidade e a divindade em vista da salva\u00e7\u00e3o humana. Ele, Filho de Deus co-eterno a quem o gerou, \u00e9 sempre do Pai; \u00e9 o mesmo Filho do homem que come\u00e7ou a existir pela Virgem Maria. Desta forma, \u00e0 divindade do Filho uniu-se a humanidade, e n\u00e3o teve uma quaternidade de pessoas, mas permaneceu uma \u00fanica Trindade[3]. \u00c9 o nascimento dos nascimentos Santo Efr\u00e9m, o S\u00edrio, Confessor, s\u00e9culo IV disse que o nascimento de Jesus na carne foi o nascimento dos nascimentos, O seu nascimento tornou-se por sua vez, a m\u00e3e das criaturas, Maria concebeu e deu \u00e0 luz a humanidade que deu para ela na luz. A m\u00e3e o gerou corporalmente, enquanto o Senhor a gerou espiritualmente. Desta forma o Senhor nasceu para fazer nascer os seres humanos a sua imagem. Eis o nascimento que fez nascer a todos. \u00c9 necess\u00e1rio louvar Aquele que se fez carne, e deu raz\u00e3o para todos[4]. O seu nascimento \u00e9 fonte de esperan\u00e7a N\u00f3s vamos celebrar o ano jubilar cujo tema \u00e9: Peregrinos da esperan\u00e7a em 2025. Santo Efr\u00e9m ainda disse que o nascimento de Jesus \u00e9 fonte de esperan\u00e7a. Quando a esperan\u00e7a dos seres humanos estava desaparecendo, foi o nascimento do Senhor que a fez reflorescer, pois \u00e0 alegre esperan\u00e7a anunciaram as fileiras celestes aos seres humanos. O esp\u00edrito do mal, Satan\u00e1s que destruiu a nossa esperan\u00e7a, o Senhor destruiu-o com as suas mesmas m\u00e3os quando Ele apareceu novamente para todas as pessoas. \u00c9 louv\u00e1vel a esperan\u00e7a, que nos conduziu \u00e0 alegre noticia da vinda do Messias na terra[5]. A viv\u00eancia no Verbo de Deus e humano O natal \u00e9 o amor de Deus pela assun\u00e7\u00e3o da realidade humana. S\u00e3o Clemente de Alexandria, Padre dos s\u00e9culos II e III disse que o Verbo, isto \u00e9 o Cristo, foi a causa do nosso existir antigo. No entanto, Ele \u00e9 tamb\u00e9m a causa do nosso viver bem porque Ele se mostrou aos seres humanos, o Verbo, o \u00fanico que uniu a si as duas naturezas: a divina e a humana. Deus e homem, Ele que \u00e9 a causa de todos os nossos bens. Dele n\u00f3s tomamos o viver bem e por isso somos convidados \u00e0 vida eterna. Ele como Criador, nos doou ao in\u00edcio o viver, enquanto nos criava, revelando-se a n\u00f3s como Mestre nos ensinou a viver bem; Ele nos procurar\u00e1 como Deus, o viver eternamente[6]. O natal \u00e9 a presen\u00e7a de Jesus na humanidade. Ele a assumiu de uma forma total para a reden\u00e7\u00e3o humana. N\u00f3s somos felizes pela presen\u00e7a animadora, vivificadora de Jesus que nos convida a amar a Deus, ao pr\u00f3ximo como a si mesmo. O nascimento de Jesus \u00e9 dado entre os pobres, de modo que Ele nos ensina a amar a todas as pessoas, sobretudo as mais necessitadas. [1] Cfr. Ireneu de Li\u00e3o, IV,20,4. S\u00e3o Paulo, Paulus, 1995, pgs. 429-430. [2] Cfr. Idem, pg. 430. [3] Cfr. Agostino d`Ippona, Sermone 186,1. In: Ogni giorno con i Padri della Chiesa. Milano, Paoline, 1996, pg. 384. [4] Cfr. Efrem Siro. Inno sulla nativit\u00e0 23,5. \u00a0In: Idem, pg. 385. [5] Cfr. Efrem Siro, Inno sula nativit\u00e0, 23,6. \u00a0In: idem, pg. 386. [6] Cfr. Clemente di Alessandria. Protreptico 1,7. In: Idem, pg. 389.\u00a0 Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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