{"id":43690,"date":"2024-12-06T06:00:00","date_gmt":"2024-12-06T09:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/maior-agencia-digital-do-pais-mynd-vive-crise-com-demissoes-e-perde-influenciadores\/"},"modified":"2024-12-06T06:00:00","modified_gmt":"2024-12-06T09:00:00","slug":"maior-agencia-digital-do-pais-mynd-vive-crise-com-demissoes-e-perde-influenciadores","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/maior-agencia-digital-do-pais-mynd-vive-crise-com-demissoes-e-perde-influenciadores\/","title":{"rendered":"Maior ag\u00eancia digital do pa\u00eds, Mynd vive crise com demiss\u00f5es e perde influenciadores"},"content":{"rendered":"
Aracaju Uma das maiores ag\u00eancias de influ\u00eancia digital do Brasil, a Mynd vive uma crise sem precedentes em sua hist\u00f3ria. Em 2024, a empresa demitiu quase 200 funcion\u00e1rios e perdeu mais de 200 influenciadores de seu portf\u00f3lio. Funcion\u00e1rios temem o futuro para 2025. Em conversa com a coluna, F\u00e1tima Pissara, CEO e fundadora da Mynd, negou problemas. “O ano de 2024 foi percebido com um certo retrocesso na influ\u00eancia”, diz. A coluna teve acesso a uma s\u00e9rie de documentos, entregues por ex-empregados que foram dispensados. Despedidas em grupos de WhatsApp passaram a ser comuns. Somente nesta semana, quatro profissionais foram demitidos. Segundo relatos ouvidos, desde fevereiro de 2023, h\u00e1 uma pol\u00edtica de cortes e reestrutura\u00e7\u00e3o na empresa. Naquele m\u00eas, em uma reuni\u00e3o, F\u00e1tima Pissara, uma de suas donas, disse que tudo seria passageiro. O que se comentava \u00e0 \u00e9poca \u00e9 que o crescimento da empresa durante a pandemia, impulsionado pelo aumento nos investimentos em marketing digital, havia diminu\u00eddo com a reabertura do com\u00e9rcio e o fim do isolamento social. Os investimentos come\u00e7aram a migrar para outras \u00e1reas, como a publicidade em out of home (feitas em placas, aeroportos etc), reduzindo o boom do digital. A justificativa oficial era que a reestrutura\u00e7\u00e3o serviria para ajustar a empresa a essa nova realidade. Segundo F\u00e1tima, no entanto, a Mynd n\u00e3o trabalha com out of home. “Somos especialistas em marketing de influ\u00eancia”, comenta No entanto, as demiss\u00f5es n\u00e3o pararam desde ent\u00e3o. Os quase 500 funcion\u00e1rios em 2023 passaram para 400 em janeiro de 2024, segundo mat\u00e9ria publicada na Folha no in\u00edcio do ano. Hoje, documentos obtidos pela coluna mostram que s\u00e3o 233 empregados. F\u00e1tima afirma que s\u00e3o 320 profissionais. “50% de pessoas pretas”, diz. A situa\u00e7\u00e3o na empresa se agravou recentemente, quando Carlos Scappini assumiu o cargo de CFO, acumulando a fun\u00e7\u00e3o de CMO. No dia do primeiro grande corte, em fevereiro de 2023, o executivo postou no LinkedIn uma foto de uma viagem com o filho, enquanto dezenas de pessoas eram demitidas. Essa atitude gerou revolta e indigna\u00e7\u00e3o entre os funcion\u00e1rios, que sentiram falta de empatia e comprometimento diante da crise. Atualmente, como CFO, Scappini \u00e9 um dos principais respons\u00e1veis por determinar os cortes, que seguem em ritmo constante. As demiss\u00f5es s\u00e3o frequentes e ocorrem quase semanalmente, geralmente afetando duas ou tr\u00eas pessoas por dia. Algumas vezes, at\u00e9 em dois dias seguidos. F\u00e1tima diz que as sa\u00eddas foram por reestrutura\u00e7\u00e3o. “Criamos \u00e1reas, mudamos alguns formatos, alguns funcionaram e outros n\u00e3o e tivemos que readequar os times, o que faz parte dentro de toda empresa”, comenta. Perda de gente relevante Durante esses tempos, surgiram epis\u00f3dios emblem\u00e1ticos que demonstraram o clima tenso. Em 2024, a Mynd tentou implementar uma reestrutura\u00e7\u00e3o interna chamada One Mynd, liderada por Cadu Aun, ex-diretor de vendas e planejamento do X (ex-Twitter). O projeto visava organizar a empresa em equipes focadas nos principais clientes (Key Accounts). Foram feitas contrata\u00e7\u00f5es espec\u00edficas para essa iniciativa, mas, em outubro, pouco mais de seis meses ap\u00f3s o lan\u00e7amento, as novas contrata\u00e7\u00f5es foram dispensadas, e o modelo foi substitu\u00eddo por uma estrutura de c\u00e9lulas que abrigam os clientes. Adriele Gon\u00e7alo, ex-Unilever, que era gerente de Key Accounts, resistiu \u00e0s mudan\u00e7as e sequer utiliza o novo nome de c\u00e9lulas nas comunica\u00e7\u00f5es. Ap\u00f3s a sa\u00edda da Banca Digital, que gerenciava perfis de fofoca, a Mynd criou o projeto Buzz, com uma nova gest\u00e3o formada por Artur Moreno, administrador do perfil Fofoquei. Apesar disso, o Buzz sofreu com a perda de clientes devido \u00e0 crise de reputa\u00e7\u00e3o herdada da Banca Digital, prejudicando seu desempenho e o potencial de lucro. Uma campanha curta de Buzz, gera uns R$ 200 mil, em um escopo de quatro perfis com quatro feeds. A crise tamb\u00e9m afetou o casting de influenciadores da Mynd. Entre os nomes perdidos est\u00e3o Thelma Assis, Mari Maria, Gil do Vigor e outros. V\u00e1rios deles foram para ViU Hub, a empresa de influ\u00eancia digital da Globo. Em janeiro de 2024, F\u00e1tima mencionou que o casting contava com 400 nomes, mas em abril esse n\u00famero j\u00e1 havia ca\u00eddo para 213. Atualmente, restam 163 influenciadores, segundo a tabela de casting de outubro obtida pela coluna. F\u00e1tima diz, no entanto, que as sa\u00eddas foram tranquilas e que novos nomes importantes chegaram. “Entre os novos influenciadores est\u00e3o Jo\u00e3o Silva, Beta Boechat, John Drops, Bruna Mariani, Luiza Mayers, Cenourinha, Gabisteca, Isabelle Nogueira, Menos \u00e9 Mais, Priscila Alcantara, Raiza Costa, Zaynara, Vivi, Chico Salgado, V\u00edtor diCastro, Cara de Sapato, Kaique Cerven, entre outros”, afirma a executiva. A taxa de comiss\u00e3o da Mynd para artistas da casa \u00e9 de 20% pelas publicidades. Ou seja, em um neg\u00f3cio de R$ 100 mil, R$ 20 mi s\u00e3o repassados para a Mynd. Para 2025, existe incerteza. Uma das esperan\u00e7as s\u00e3o neg\u00f3cios que envolvem o BBB 25, da Globo, que come\u00e7a em janeiro. Existe outras negocia\u00e7\u00f5es em andamento. Mas funcion\u00e1rios entendem que n\u00e3o h\u00e1 perspectiva positiva. F\u00e1tima Pissara, no entanto, est\u00e1 otimista. “Tivemos nosso primeiro upfront em 2024, mostrando cada vez mais nossa profissionaliza\u00e7\u00e3o e expertise com o mercado e com o marketing de influ\u00eancia. Para 2025 teremos novamente nosso upfront, com foco em nossos projetos propriet\u00e1rios como Plataforma Pot\u00eancias e o Pr\u00eamio Pot\u00eancias, que foi um grande sucesso de 2024”, comenta. Outro Canal – Pelos documentos que tive acesso, houve uma perda de funcion\u00e1rios e influenciadores. A senhora confirma? Qual a atual situa\u00e7\u00e3o da Mynd? F\u00e1tima Pissara – A Mynd continua operando normalmente, sempre inovando e procurando solu\u00e7\u00f5es que atendam ao mercado. Somos especialistas em marketing de influ\u00eancia, e sendo este um mercado din\u00e2mico, sempre em mudan\u00e7as e inova\u00e7\u00f5es, a empresa segue na mesma liga mudando quando h\u00e1 necessidade, com tomadas de decis\u00f5es r\u00e1pidas e reestrutura\u00e7\u00f5es quando necess\u00e1rio. O ano de 2024 foi percebido com um certo retrocesso na influ\u00eancia, tanto por conta de um pa\u00eds polarizado ainda, o que fez as marcas darem um passo para tr\u00e1s no trabalho com influenciadores e buscarem m\u00eddias mais tradicionais, por\u00e9m continua sendo um mercado em franca ascens\u00e3o e evolu\u00e7\u00e3o. Outra mudan\u00e7a importante a ser pontuada foi o crescimento da demanda por influenciadores de nicho, influenciando o investimento das marcas para esse perfil, que atua com conte\u00fados mais relacionados aos territ\u00f3rios da marca. Hoje, a Mynd tem 320 colaboradores, sendo 50% de pessoas pretas. Tivemos demiss\u00f5es e contrata\u00e7\u00f5es ao longo do ano que ocorreram por readapta\u00e7\u00f5es das \u00e1reas e estruturas. Isso, pois estamos em constante mudan\u00e7a desde o final da pandemia adaptando sempre \u00e0s mudan\u00e7as e necessidades do mercado. Nesse sentido, criamos novas \u00e1reas, mudamos outras, encerramos outras, um processo comum na opera\u00e7\u00e3o, que precisa ser sustent\u00e1vel e vi\u00e1vel. Fizemos grandes investimentos em estruturas de tecnologia que adaptaram uma s\u00e9rie de servi\u00e7os em ferramentas automatizadas. Quanto ao nosso casting, tivemos sa\u00eddas de influenciadores e tamb\u00e9m novas entradas, sempre com conversas tranquilas e total transpar\u00eancia com todos. Continuamos como parceiros com todos eles, assim como demais ag\u00eancias do mercado, pois a Mynd n\u00e3o vende somente seus influenciadores gerenciados, trabalhamos com todos do mercado de acordo com o briefing da marca. Tivemos a entrada de muitos novos influenciadores, sempre de uma forma saud\u00e1vel de trabalho, fazendo com que ambos estejam felizes e satisfeitos com a rela\u00e7\u00e3o e a qualidade do trabalho entregue. Nosso contrato com todos os influenciadores n\u00e3o tem tempo de sa\u00edda, todos s\u00e3o livres para sa\u00edrem imediatamente caso assim queiram. N\u00e3o temos multa e n\u00e3o temos prazo, pois sempre acreditamos na rela\u00e7\u00e3o saud\u00e1vel em que todos estejam felizes, e mesmo fora da Mynd trabalhamos com todos que j\u00e1 foram do nosso casting ou n\u00e3o com o mesmo carinho. Entre os novos influenciadores est\u00e3o Jo\u00e3o Silva, Beta Boechat, John Drops, Bruna Mariani, Luiza Mayers, Cenourinha, Gabisteca, Isabelle Nogueira, Menos \u00e9 Mais, Priscila Alcantara, Raiza Costa, Zaynara, Vivi, Chico Salgado, V\u00edtor diCastro, Cara de Sapato, Kaique Cerven, entre outros. Por que tem acontecido tantas demiss\u00f5es desde o in\u00edcio do ano? As demiss\u00f5es foram por reestrutura\u00e7\u00e3o. Criamos \u00e1reas, mudamos alguns formatos, alguns funcionaram, outros n\u00e3o, e tivemos que readequar os times, o que faz parte dentro de toda empresa. A One Mynd tinha um planejamento de realiza\u00e7\u00e3o durante todo o ano, mudamos as \u00e1reas de planejamento, curadoria e atendimento para dentro das c\u00e9lulas do comercial, e n\u00e3o mais \u00e1reas separadas dentro da empresa. Unificamos os grupos de c\u00e9lulas comerciais com toda estrutura dentro de cada time. Tamb\u00e9m automatizamos alguns processos financeiros, de intelig\u00eancia e dados, curadoria e processos, o que nos possibilitou reduzir os times. As c\u00e9lulas do time comercial n\u00e3o possuem “nomes”, s\u00e3o divis\u00f5es de carteiras lideradas por executivos do mercado, comandados por nossa diretora comercial Stefania Brito, que veio do mercado de entretenimento, e pelo nosso CMO Jos\u00e9 Cirilo, que tamb\u00e9m lidera o time art\u00edstico e est\u00e1 na empresa h\u00e1 3 anos. O planejamento de One Mynd, que \u00e9 n\u00e3o ter n\u00facleos separados, e sim n\u00facleos que trabalham em conjunto atendendo e se desenvolvendo dentro dos seus clientes, continua normalmente dentro do planejamento. Nunca chegamos a ter 500 funcion\u00e1rios, o nosso quadro no in\u00edcio do ano era de 380 funcion\u00e1rios e hoje \u00e9 de 320. A perda de nomes relevantes afetou de alguma forma os neg\u00f3cios da Mynd? N\u00e3o, pois a Mynd n\u00e3o trabalha somente vendendo seu casting, temos outras frentes de atua\u00e7\u00e3o. Somos especialistas em marketing de influ\u00eancia e atendemos marcas com projetos de curadoria, que abrange a contrata\u00e7\u00e3o de qualquer influenciador do mercado, de acordo com o briefing da marca. Continuamos vendendo ex-agenciados, assim como influenciadores de outras ag\u00eancias, trabalhamos com todas as ag\u00eancias do mercado, assim como elas trabalham conosco. O que houve com os investimentos de out of home? A Mynd n\u00e3o trabalha com out of Home. Somos especialistas em marketing de influ\u00eancia. Quais os planos da empresa para 2025? Tivemos nosso primeiro Upfront em 2024, mostrando cada vez mais nossa profissionaliza\u00e7\u00e3o e expertise com o mercado e com o marketing de influ\u00eancia. Para 2025 teremos novamente nosso Upfront, com foco em nossos projetos propriet\u00e1rios como Plataforma Pot\u00eancias e o Pr\u00eamio Pot\u00eancias, que foi um grande sucesso de 2024. Tamb\u00e9m estamos estruturando novas frentes de atua\u00e7\u00e3o, ainda de acordo com o que vemos que s\u00e3o movimenta\u00e7\u00f5es do mercado e novas necessidades, e iremos lan\u00e7ar estes projetos no Upfront mais focados em desenvolvimento de mercado marketing de influ\u00eancia e relacionamento das marcas com a grande base de influenciadores que hoje est\u00e3o dispon\u00edveis. Temos foco tamb\u00e9m no mercado de escola e curso para novos influenciadores, al\u00e9m de novas frentes que vimos que est\u00e3o em constante crescimento e estamos buscando parcerias do mercado e aquisi\u00e7\u00f5es para somar com a Mynd, sempre buscando liderar o mercado com tend\u00eancias. Al\u00e9m disso, a Billboard est\u00e1 crescendo e se consolidando nas marcas e mercado musical. O foco da revista \u00e9 entretenimento musical. N\u00e3o somos um ve\u00edculo de den\u00fancias ou investiga\u00e7\u00f5es, e desta forma nossa alinha editorial \u00e9 de desenvolvimento do mercado de m\u00fasica, apoio aos artistas, divulga\u00e7\u00e3o de seus trabalhos e incentivo ao crescimento e desenvolvimento do mercado e da ind\u00fastria da m\u00fasica. Jamais iremos soltar not\u00edcias n\u00e3o verificadas ou negadas por artistas. Temos o compromisso com o jornalismo s\u00e9rio. Teremos novidades a serem anunciadas no Upfront em fevereiro! E a Mynd refor\u00e7a que preza e sempre prezou pelo relacionamento respeitoso e transparente com seus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores. <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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