{"id":43303,"date":"2024-12-02T18:32:00","date_gmt":"2024-12-02T21:32:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/unicamp-2025-provas-exigiram-avaliacao-critica-sobre-a-vida-real-professores-analisam-2a-fase\/"},"modified":"2024-12-02T18:32:00","modified_gmt":"2024-12-02T21:32:00","slug":"unicamp-2025-provas-exigiram-avaliacao-critica-sobre-a-vida-real-professores-analisam-2a-fase","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/unicamp-2025-provas-exigiram-avaliacao-critica-sobre-a-vida-real-professores-analisam-2a-fase\/","title":{"rendered":"Unicamp 2025: provas exigiram avalia\u00e7\u00e3o cr\u00edtica sobre a ‘vida real’; professores analisam 2\u00aa fase"},"content":{"rendered":"

Enquanto as quest\u00f5es de geografia, sociologia, filosofia, qu\u00edmica foram consideradas mais dif\u00edceis pelos professores em rela\u00e7\u00e3o ao ano passado, as de biologia e hist\u00f3ria tiveram menor grau de dificuldade. Matem\u00e1tica e f\u00edsica mantiveram o mesmo padr\u00e3o do Vestibular 2024. Veja abaixo a an\u00e1lise por disciplina. “Temos um consenso geral entre os professores de que foi uma prova exigente, como \u00e9 de se esperar de uma segunda fase da Unicamp, mas que n\u00e3o s\u00f3 exigiu do aluno um conhecimento pr\u00e9vio e aulas bem assistidas, mas tamb\u00e9m que, al\u00e9m desse conte\u00fado pr\u00e9vio, ele precisava pensar sobre a vida real”, afirmou o diretor. Azanha destacou que os candidatos que n\u00e3o estavam informados sobre os assuntos que estiveram em destaque na m\u00eddia nos \u00faltimos meses tiveram mais dificuldade na prova. “O aluno que foca apenas na sala de aula e nos seus conte\u00fados at\u00e9 poderia fazer algumas quest\u00f5es, mas n\u00e3o correlacion\u00e1-las da maneira correta e teria dificuldade de transportar para o papel aquilo que a banca e a quest\u00e3o exigiam dele. Um candidato que l\u00ea al\u00e9m do conte\u00fado, \u00e9 o candidato que a Unicamp gostaria de ter”, destacou. Quest\u00f5es mais dif\u00edceis A pedido do g1, os professores do curso elegeram as quest\u00f5es com maior grau de dificuldade e complexidade da prova neste ano. Veja abaixo a quest\u00e3o e clique nela para ver a resolu\u00e7\u00e3o: “Um “fantasma” dessa prova foram as quest\u00f5es de qu\u00edmica: muito exigentes, nas quais era necess\u00e1rio que o candidato realizasse diversas conex\u00f5es. Em um \u00fanico item, o candidato precisava fazer v\u00e1rias rela\u00e7\u00f5es, com um item se desdobrando em outros”, destacou Azanha. Como \u00e9 o Vestibular da Unicamp Candidatos da \u00e1rea de ci\u00eancias biol\u00f3gicas\/sa\u00fade: quest\u00f5es de biologia, qu\u00edmica e matem\u00e1tica;Candidatos da \u00e1rea de ci\u00eancias exatas\/tecnol\u00f3gicas: quest\u00f5es de f\u00edsica, qu\u00edmica e matem\u00e1tica;Candidatos da \u00e1rea de ci\u00eancias humanas\/artes: quest\u00f5es de geografia, hist\u00f3ria, filosofia, sociologia e matem\u00e1tica. Veja an\u00e1lise das quest\u00f5es do segundo dia de provas: Biologia Para o professor Marcelo Alves Perrenoud, a prova de biologia abrangeu diversos temas de atualidade do universo da biologia. “Com quest\u00f5es sobre mudan\u00e7as clim\u00e1ticas, dengue, pesca de tubar\u00f5es e os danos causados pela fuma\u00e7a do cigarro tornaram a prova muito pr\u00f3xima dos vestibulandos. “Este ano a Comvest conseguiu calibrar muito bem a prova para que o n\u00edvel de dificuldade fosse o esperado para uma segunda fase da UNICAMP, considero que tenha sido mais tranquila que em rela\u00e7\u00e3o ao ano passado. Gr\u00e1ficos e imagens tornaram a prova visualmente agrad\u00e1vel para os alunos”. Qu\u00edmica A prova de qu\u00edmica exigiu do candidato grande capacidade de interpreta\u00e7\u00e3o de texto, tabela e gr\u00e1ficos, segundo o professor Marcos C\u00e9sar Formis. \u201cA prova estava dif\u00edcil, at\u00e9 mesmo um pouco mais que em rela\u00e7\u00e3o ao ano passado”. “V\u00e1rias quest\u00f5es apontando para preocupa\u00e7\u00e3o de meio ambiente, sustentabilidade, e impacto ambiental gerado por atividade humana. Prova bonita que exigiu elevada capacidade de argumenta\u00e7\u00e3o por parte do aluno, avalia\u00e7\u00e3o cr\u00edtica com proposta que a Unicamp vem realizado.\u201d Matem\u00e1tica Todos os candidatos tiveram quest\u00f5es de matem\u00e1tica no segundo dia, mas elas eram espec\u00edficas \u00e0 \u00e1rea de interesse do vestibulando. Segundo o professor Rodrigo do Carmo Silva, a prova manteve o mesmo n\u00edvel em rela\u00e7\u00e3o ao ano passado, apresentando temas abrangentes, como geometria plana, interpreta\u00e7\u00e3o de gr\u00e1ficos e fun\u00e7\u00e3o inversa. F\u00edsica Marcelo Bredariol, professor de f\u00edsica, considerou a prova no mesmo padr\u00e3o do ano passado e com quest\u00f5es bem constru\u00eddas. “Quest\u00f5es claras e bem escritas, com exce\u00e7\u00e3o da quest\u00e3o 11 da prova de exatas, na qual o autor se refere a certa massa a chamando de peso, que \u00e9 uma for\u00e7a”, pontuou. “No demais uma prova bem balanceada nos trazendo belas quest\u00f5es termodin\u00e2mica, for\u00e7a el\u00e9trica no campo el\u00e9trico uniforme, lentes esf\u00e9ricas, al\u00e9m de n\u00edvel de intensidade sonora, o que nos chamou a aten\u00e7\u00e3o. Outro ponto foi a exig\u00eancia de constru\u00e7\u00f5es de imagens numa lente, que est\u00e1 no hist\u00f3rico da Unicamp mas que, como os demais assuntos, foram fortemente trabalhados com nossos alunos”, afirmou Bredariol. Humanidades Segundo o Silvio Sawaya, professor de Sociologia e Filosofia, as quest\u00f5es de humanidades tiveram um grau maior de dificuldade neste ano. “Foram quest\u00f5es trabalhosas, dependendo n\u00e3o s\u00f3 da compreens\u00e3o dos textos, mas de relacion\u00e1-los abstratamente. Mas mesmo assim, considero que as quest\u00f5es estavam em um n\u00edvel de dificuldade m\u00e9dio”, pontuou. Hist\u00f3ria O professor Marcus Vin\u00edcius Morais considerou que as quest\u00f5es de hist\u00f3ria tiveram uma dificuldade mediana, com destaque para leituras e conex\u00f5es. “Destaque para a quest\u00e3o 11, a respeito da fotografia. As fotos, surgidas no s\u00e9culo XIX, e suas profundas conex\u00f5es com o mundo contempor\u00e2neo, repleto de imagens e celulares”. Veja abaixo an\u00e1lise do primeiro dia de prova: F\u00edsica \ud83c\udf20 O professor de f\u00edsica Giuliano Perina explica que a quest\u00e3o 9, primeira das interdisciplinares, pediu para que os candidatos identificassem quais s\u00e3o as leis de conserva\u00e7\u00e3o principais que acontecem em um sistema de colis\u00e3o. \u201cEnt\u00e3o, ela exigia que o candidato soubesse identificar a quantidade de movimento e energia sendo conservadas. Pediu tamb\u00e9m para que ele identificasse qual era o tipo de colis\u00e3o e o que se conservava e o que n\u00e3o se conservava, quais as grandezas se conservavam e n\u00e3o se conservavam dentro dessas leis”, afirma. J\u00e1 a segunda quest\u00e3o interdisciplinar com conceitos de f\u00edsica trouxe a cobran\u00e7a da ondulat\u00f3ria, \u201cum conhecimento simples, nada muito complexo, que exigia do candidato identificar uma figura, para interpretar uma figura\u201d. Hist\u00f3ria \ud83d\udcd6 O professor de hist\u00f3ria Felipe Mello destaca a atualidade do exame. \u201cUm candidato conectado aos principais assuntos veiculados nos meios de comunica\u00e7\u00e3o teria a capacidade de resolver a prova. O n\u00edvel da prova foi m\u00e9dio\u201d. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 quest\u00e3o sobre a rede social X no Brasil, \u201cexigia-se que o candidato dominasse o conceito de ‘decolonialidade’, enquanto um conjunto de pr\u00e1ticas, estudos, pesquisas e conceitos que visam diminuir ou reverter os efeitos da coloniza\u00e7\u00e3o nas sociedades\u201d. Arte em alus\u00e3o ao conflito entre a rede social X e o Estado Brasileiro usada no Vestibular Unicamp \u2014 Foto: Reprodu\u00e7\u00e3o Ingl\u00eas \ud83d\udde3\ufe0f O professor de ingl\u00eas Isac Silva afirma que \u201cas quest\u00f5es em ingl\u00eas testaram n\u00e3o s\u00f3 as capacidades de leitura em l\u00edngua inglesa do candidato, mas, tamb\u00e9m, seus conhecimentos nas \u00e1reas de biologia e filosofia\u201d. “A leitura dos textos n\u00e3o \u00e9 desafiadora de maneira geral, mas a compreens\u00e3o plena dos mesmos requer conhecimento de vocabul\u00e1rio espec\u00edfico das \u00e1reas a que se referem”, diz. Filosofia e sociologia \ud83c\udfdb\ufe0f Silvio Sawaya, professor de sociologia e filosofia, destaca uma quest\u00e3o de n\u00edvel m\u00e9dio sobre Ren\u00e9 Descartes, combinada com ingl\u00eas. \u201cO texto da quest\u00e3o elaborado em ingl\u00eas exigia do aluno um pouco mais de conhecimento em filosofia para que pudesse responder \u00e0 quest\u00e3o de maneira mais completa\u201d. “Era poss\u00edvel responder apenas com base no texto, mas, se o aluno ou estudante tivesse um conhecimento mais aprofundado sobre Descartes, poderia elaborar uma resposta mais detalhada”, pontua. Literatura \ud83d\udd8a\ufe0f Na perspectiva da professora de literatura J\u00e9ssica Dorta, \u201cde maneira geral, a prova de l\u00edngua portuguesa foi composta por quest\u00f5es bastante desafiadoras, principalmente no que diz respeito \u00e0 elabora\u00e7\u00e3o das respostas escritas\u201d. “Para responder \u00e0 quest\u00e3o de ‘Casa Velha’ era necess\u00e1ria uma leitura atenta da obra, j\u00e1 no caso de ‘Prosas seguidas de odes m\u00ednimas’, al\u00e9m da interpreta\u00e7\u00e3o do poema, era necess\u00e1rio conhecer a po\u00e9tica de Gon\u00e7alves Dias, recorrente nos vestibulares. Houve ainda a tradicional rela\u00e7\u00e3o entre textos verbais e n\u00e3o verbais, al\u00e9m de intertextualidade, por meio da alus\u00e3o”, afirma. Biologia \ud83c\udf3f Por fim, em biologia, a avalia\u00e7\u00e3o do professor F\u00e1bio Vilar \u00e9 de que a prova foi \u201cbastante representativa, sempre com quest\u00f5es e abordagens coerentes e de profundidade adequada\u201d. \u201cForam tr\u00eas as quest\u00f5es que trouxeram os temas da biologia, o que caracterizou uma presen\u00e7a marcante da disciplina nas ci\u00eancias da natureza. Bioluminesc\u00eancia e rela\u00e7\u00f5es ecol\u00f3gicas dialogaram com a disciplina de ingl\u00eas; as faunas caracter\u00edsticas das eras geol\u00f3gicas dialogaram com a geografia; e, com a f\u00edsica, foram abordadas a histologia e a ecologia”, destaca. Quer estudar fora? Gil do Vigor d\u00e1 dicas de como \u2018n\u00e3o se lascar\u2019 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Enquanto as quest\u00f5es de geografia, sociologia, filosofia, qu\u00edmica foram consideradas mais dif\u00edceis pelos professores em rela\u00e7\u00e3o ao ano passado, as de biologia…<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":43304,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[17,1],"tags":[],"class_list":["post-43303","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-cidades","category-todas-noticias"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/43303","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=43303"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/43303\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/43304"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=43303"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=43303"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=43303"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}