{"id":42867,"date":"2024-11-28T12:07:00","date_gmt":"2024-11-28T15:07:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/8-coisas-sobre-a-vida-de-senna-que-parecem-ficcao-em-serie-da-netflix-mas-sao-verdade-e-2-fatos-reais-que-a-serie-nao-mostra\/"},"modified":"2024-11-28T12:07:00","modified_gmt":"2024-11-28T15:07:00","slug":"8-coisas-sobre-a-vida-de-senna-que-parecem-ficcao-em-serie-da-netflix-mas-sao-verdade-e-2-fatos-reais-que-a-serie-nao-mostra","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/8-coisas-sobre-a-vida-de-senna-que-parecem-ficcao-em-serie-da-netflix-mas-sao-verdade-e-2-fatos-reais-que-a-serie-nao-mostra\/","title":{"rendered":"8 coisas sobre a vida de Senna que parecem fic\u00e7\u00e3o em s\u00e9rie da Netflix mas s\u00e3o verdade (e 2 fatos reais que a s\u00e9rie n\u00e3o mostra)"},"content":{"rendered":"
BBC News Brasil A nova s\u00e9rie da Netflix “Senna”, com estreia prevista para sexta-feira (29), \u00e9 uma obra de fic\u00e7\u00e3o sobre a vida do piloto brasileiro que mostra di\u00e1logos e situa\u00e7\u00f5es imaginadas pelos roteiristas e criadores. H\u00e1 momentos \u00edntimos de Ayrton Senna com sua namorada Xuxa, brincadeiras com o amigo Galv\u00e3o Bueno e a rela\u00e7\u00e3o do piloto com amigos de inf\u00e2ncia. Muitos desses momentos s\u00e3o pura fic\u00e7\u00e3o. Uma das personagens principais da s\u00e9rie \u2014 a jornalista brit\u00e2nica Laura Harrison \u2014 n\u00e3o existiu de verdade, e funciona na trama como uma esp\u00e9cie de am\u00e1lgama do que dizia a opini\u00e3o p\u00fablica mundial da \u00e9poca. Mas a s\u00e9rie tamb\u00e9m reproduziu muitos dos fatos da vida de Senna com bastante fidelidade \u00e0 realidade, seguindo depoimentos e registros em v\u00eddeo sobre Ayrton Senna. Alguns esses fatos podem at\u00e9 parecer vers\u00f5es exageradas da verdade \u2014 mas a pr\u00f3pria vida e carreira de Senna \u00e9 repleta de momentos que por vezes parecem quase inacredit\u00e1veis. Senna n\u00e3o foi o maior campe\u00e3o da hist\u00f3ria da F\u00f3rmula 1, a principal categoria do automobilismo. Com tr\u00eas t\u00edtulos mundiais, ele est\u00e1 abaixo de pilotos como Michael Schumacher e Lewis Hamilton (sete t\u00edtulos cada um) e at\u00e9 mesmo de Alain Prost (quatro), seu maior rival nas pistas, retratado na s\u00e9rie.Mas sua morte precoce em uma pista de corrida e a quantidade de momentos marcantes de sua vida fizeram de Senna uma lenda do esporte. Trinta anos ap\u00f3s sua morte, o piloto brasileiro segue aparecendo em listas de melhores pilotos da hist\u00f3ria da F1 (por vezes, em primeiro lugar) e \u00e9 citado como inspira\u00e7\u00e3o por gera\u00e7\u00f5es de pilotos que sequer eram nascidos quando ele corria. “Seu apelo, o fasc\u00ednio mundial por ele, reside n\u00e3o apenas no talento surpreendente, mas tamb\u00e9m na profundidade e na complexidade de sua personalidade. Sim, ele foi um dos maiores pilotos de corrida que o mundo j\u00e1 viu. Talvez o maior. Mas era muito mais do que isso”, escreveu o jornalista Andrew Benson em um artigo sobre os 30 anos da morte de Senna. “Ele tinha um carisma t\u00e3o convincente que poderia silenciar uma sala. Era magn\u00e9tico de se ouvir. Imensamente inteligente, ele era um fil\u00f3sofo disposto a fornecer uma janela aos perigos de sua profiss\u00e3o, seu pr\u00f3prio senso de mortalidade e como isso o afetava.” Confira abaixo oito epis\u00f3dios da vida do brasileiro mostrados na s\u00e9rie Senna que s\u00e3o t\u00e3o inacredit\u00e1veis que parecem fic\u00e7\u00e3o \u2014 mas que, no entanto, s\u00e3o fatos ver\u00eddicos. ATEN\u00c7\u00c3O: O texto abaixo cont\u00e9m spoilers da s\u00e9rie “Senna” da Netflix. 1. O T\u00cdTULO MUNDIAL PERDIDO POR MUDAN\u00c7A EM REGRA Uma das principais narrativas da s\u00e9rie \u2014 e tamb\u00e9m de outras biografias ou do premiado document\u00e1rio Senna, de 2010, do diretor Asif Kapadia \u2014 \u00e9 que Ayrton Senna era uma v\u00edtima de um sistema que n\u00e3o queria v\u00ea-lo campe\u00e3o por diferentes motivos, como um suposto favoritismo a pilotos europeus por fabricantes de carros tamb\u00e9m europeus. Senna \u00e9 mostrado como um piloto que precisava superar seus rivais nas pistas e o favoritismo dado a eles com manobras pol\u00edticas fora delas. No primeiro epis\u00f3dio, Senna aparece perdendo o campeonato mundial de kart para o holand\u00eas Peter Koene \u2014 apesar de ambos terem empatado em pontos. Houve controv\u00e9rsia sobre a regra de desempate: o brasileiro acreditava que o crit\u00e9rio era a coloca\u00e7\u00e3o na bateria final, vencida por Senna. Antes da decis\u00e3o final ser anunciada, Senna comemorou muito diante dos torcedores no kart\u00f3dromo de Estoril, em Portugal, que estavam felizes de ver um brasileiro no topo da categoria. Mas a FIA decidiu que o crit\u00e9rio de desempate eram as coloca\u00e7\u00f5es nas semifinais, em que Koene ficou na frente de Senna. A final de 1979 marcou uma das grandes decep\u00e7\u00f5es de Senna. E ele nunca conseguiu se sagrar campe\u00e3o mundial de kart. Um document\u00e1rio de r\u00e1dio da BBC em 2014 contou detalhes da vida de Senna na Inglaterra (clique aqui para ler a reportagem). 2. A QUASE APOSENTADORIA PRECOCE A s\u00e9rie mostra um dos problemas do come\u00e7o da carreira de Senna: o apoio limitado da fam\u00edlia \u00e0s suas ambi\u00e7\u00f5es. Sua fam\u00edlia concordou em bancar sua vinda para a Inglaterra para disputar o campeonato da categoria Formula Ford 1600. Em 1981, aos 20 anos, Ayrton se mudou para Norfolk junto com a esposa Lilian, com quem havia rec\u00e9m se casado. A passagem de Senna foi um sucesso: em sua primeira corrida pela equipa Van Diemen, ele chegou em quinto lugar. Duas semanas depois, ele vencia sua primeira corrida. Ele venceu 12 das 19 corridas do ano e se sagrou campe\u00e3o em sua estreia. Senna come\u00e7ou a despertar a aten\u00e7\u00e3o de grandes equipes que o contratariam no futuro. E come\u00e7ou a ter rivalidades ferozes com colegas de equipe. Em uma corrida no circuito ingl\u00eas de Mallory Park, o argentino Enrique Mansilla \u2014 seu companheiro de equipe na Van Diemen \u2014 bateu seu carro em Senna, jogando o brasileiro para fora da pista. Mansilla alegou que ele pr\u00f3prio fora v\u00edtima de manobras semelhantes de Senna em corridas anteriores. O brasileiro n\u00e3o gostou e foi tirar satisfa\u00e7\u00f5es. Uma foto da \u00e9poca mostra Senna segurando Mansilla pelo pesco\u00e7o. Ao final da temporada bem-sucedida, Senna surpreendeu a todos anunciando sua aposentadoria das pistas. Sua esposa Lilian n\u00e3o estava se adaptando \u00e0 vida na Inglaterra. E sua combina\u00e7\u00e3o com seus pais \u00e9 que ele voltaria ao Brasil para trabalhar nos neg\u00f3cios da fam\u00edlia. Senna voltou \u00e0 Europa no ano seguinte, desta vez totalmente focado a realizar seu sonho de correr na F\u00f3rmula 1. Em 1982, Senna foi campe\u00e3o europeu e brit\u00e2nico de F\u00f3rmula Ford 2000. E no ano seguinte, foi campe\u00e3o da F\u00f3rmula 3 na Inglaterra. O ano foi marcado por uma rivalidade intensa com o ingl\u00eas Martin Brundle, que hoje \u00e9 comentarista de F1 na TV brit\u00e2nica. Senna come\u00e7ou a temporada de 1983 com nove vit\u00f3rias consecutivas mas viu Brundle encostar ao longo do ano. O t\u00edtulo foi decidido na corrida final, no circuito de Thruxton. E Senna usou uma t\u00e1tica inusitada para vencer a disputa. Sua equipe colocou fitas adesivas na entrada de ar do radiador do carro, com o objetivo de fazer o \u00f3leo se aquecer mais rapidamente, atingindo um ponto \u00f3timo logo na primeira volta, em vez de em sete ou oito voltas. Mas na sexta volta, o carro estava superaquecido. Senna afroxou seu cinto de seguran\u00e7a para conseguir arrancar com a m\u00e3o as fitas adesivas. Senna contava que havia praticado por semanas, mas que na hora da corrida executou a manobra durante uma chicana da pista, um dos pontos mais arriscados. A manobra deu certo e Senna ganhou a corrida e o campeonato. Sua temporada na F\u00f3rmula 3 contribuiu para a lenda que vinha se formando em torno dele. Ele bateu o recorde de vit\u00f3rias da categoria \u2014 12 em 20 corridas \u2014 e recebeu convites para testar carros da Toleman, McLaren, Brabham e Williams na F\u00f3rmula 1, que era seu grande objetivo. 4. A ‘QUASE VIT\u00d3RIA’ NA CHUVA EM M\u00d4NACO Em 1984, Senna conseguiu chegar \u00e0 F\u00f3rmula 1. Mas n\u00e3o foi dirigindo um dos carros de ponta \u2014 ele n\u00e3o conseguiu vaga em nenhuma equipe de ponta. Sua estreia foi na Toleman, uma pequena equipe com resultados inexpressivos at\u00e9 ent\u00e3o. Em sua estreia na categoria, no Grande Pr\u00eamio do Brasil em Jacarepagu\u00e1, Senna abandonou a prova na oitava volta, ap\u00f3s uma falha no motor. Mas na sexta etapa da temporada, o Grande Pr\u00eamio de M\u00f4naco, Senna teve uma de suas corridas lend\u00e1rias, que ajudou a estabelecer duas reputa\u00e7\u00f5es que ele levou para a vida: o “rei da chuva” e o “rei de M\u00f4naco”. A largada foi adiada por 45 minutos devido a fortes chuvas. O t\u00fanel de M\u00f4naco precisou ser molhado com ajuda de um caminh\u00e3o de bombeiros, j\u00e1 que estava cheio de \u00f3leo de batidas anteriores. A corrida foi marcada por acidentes em meio \u00e0 forte chuva. Senna largou com sua Toleman em 13\u00ba e ultrapassou diversos carros ao longo da corrida, incluindo as Ferraris de Ren\u00e9 Arnoux e Michele Alboreto. A corrida era liderada por Alain Prost, com sua McLaren. A cada volta, Senna encurtava a dist\u00e2ncia para l\u00edder. O GP deveria ter 76 voltas, mas na volta 29 Prost come\u00e7ou a sinalizar pedindo o fim da corrida, devido \u00e0 forte chuva. Na 32\u00aa volta, a corrida foi finalmente interrompida com uma bandeira vermelha. Pouco antes da linha de chegada, Prost parou sua McLaren ao ver o aceno do diretor da prova interrompendo a corrida. Na sequ\u00eancia, Senna ultrapassou o carro de Prost e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada \u2014 mas o franc\u00eas foi declarado vitorioso, j\u00e1 que as regras estipulavam que quem estava na frente na volta anterior ao fim seria o vencedor. A decis\u00e3o foi considerada pol\u00eamica. Muitos jornalistas disseram que Senna foi o verdadeiro vencedor da prova e criticaram a interrup\u00e7\u00e3o da corrida. Com um carro pouco competitivo, Senna cravou a volta mais r\u00e1pida da corrida e esteve muito perto de vencer sua primeira prova. A primeira vit\u00f3ria de Senna s\u00f3 viria no ano seguinte, no Grande Pr\u00eamio de Estoril, quando Senna j\u00e1 estava correndo pela Lotus. Novamente, o brasileiro mostraria sua grande habilidade em correr em pista molhada superando advers\u00e1rios em carros considerados superiores. 5. A INACREDIT\u00c1VEL BATIDA SOZINHO EM M\u00d4NACO O “rei de M\u00f4naco” havia vencido a prova de 1987 com a Lotus. E ainda venceria em M\u00f4naco por cinco vezes consecutivas, entre 1989 e 1993. Com isso, Senna desbancou o brit\u00e2nico bicampe\u00e3o mundial Graham Hill, que com cinco vit\u00f3rias no principado, ostentava o apelido de “mister M\u00f4naco”. Mas em 1988, pilotando a McLaren, Senna teve um de seus grandes fracassos em M\u00f4naco \u2014 uma hist\u00f3ria que tamb\u00e9m virou uma lenda na F\u00f3rmula 1. No s\u00e1bado, durante a classifica\u00e7\u00e3o, Senna conseguiu a pole position. Sua volta foi 1,5 segundo mais r\u00e1pida que seu principal rival, o colega de equipe Alain Prost. A diferen\u00e7a, considerada enorme para os padr\u00f5es da pista, espantou a todos. No dia da corrida, Senna disparou na frente de todos. Ele chegou a estar 55 segundos na frente de Prost, em um circuito em que a volta dura cerca de 1 minuto e 30 segundos. Parecia uma vit\u00f3ria f\u00e1cil, mas Senna seguia cravando voltas mais r\u00e1pidas. At\u00e9 que na volta 67, ele bateu sozinho na entrada do t\u00fanel de M\u00f4naco. A batida foi provocada por um erro do pr\u00f3prio Senna. O brasileiro saiu do carro e foi direto para seu apartamento, a poucos metros dali, sem falar com ningu\u00e9m da equipe, e por l\u00e1 ficou at\u00e9 a noite, sem atender os insistentes telefonemas de amigos e colegas da Mclaren. A corrida entrou para hist\u00f3ria como o exemplo da obsess\u00e3o de Senna de andar sempre mais r\u00e1pido, mesmo quando a vit\u00f3ria j\u00e1 estava assegurada. Alain Prost, seu colega de McLaren, acabou vencendo a corrida. Apesar da experi\u00eancia negativa em M\u00f4naco, 1988 foi um ano bom para Senna. Ele conquistou a pole em 13 das 16 corridas do ano, venceu oito delas e conquistou seu primeiro t\u00edtulo mundial na F\u00f3rmula 1 \u2014 que era seu grande sonho. 6. A DESCLASSIFICA\u00c7\u00c3O NO JAP\u00c3O QUE CUSTOU UM T\u00cdTULO A pen\u00faltima corrida da temporada de 1989 \u00e9 uma das mais famosas e pol\u00eamicas da hist\u00f3ria da F\u00f3rmula 1. E marcou a carreira de Ayrton Senna para sempre. Para seguir tendo chances de desafiar Prost na briga pelo t\u00edtulo mundial, Senna precisava vencer o Grande Pr\u00eamio do Jap\u00e3o, disputado no circuito de Suzuka. Prost liderava a corrida, sendo perseguido implacavelmente por Senna. Na volta 47, Senna tentou ultrapassar Prost na apertada entrada da \u00faltima chicana, mas nenhum dos dois pilotos cedeu espa\u00e7o e eles bateram. Prost deixou seu carro, acreditando que o acidente garantia a ele o t\u00edtulo mundial. Mas Senna gesticulou para os auxiliares da pista para que empurassem seu carro, e conseguiu retornar \u00e0 corrida. Senna voltou aos boxes para trocar o bico do carro e retornou \u00e0 pista. Nas duas voltas finais da pista, Senna ultrapassou o l\u00edder Alessandro Nanini e ganhou a corrida. Mas n\u00e3o levou. Senna foi desclassificado por ter “cortado a chicane” ap\u00f3s o acidente com Prost. Senna n\u00e3o voltou \u00e0 pista do ponto onde havia acontecido o acidente, mas sim ap\u00f3s a curva. Senna acusou o presidente da federa\u00e7\u00e3o de automobilismo, o franc\u00eas Jean-Marie Balestre, de tentar beneficiar seu conterr\u00e2neo, Alain Prost. Senna recebeu ainda uma multa de US$ 100 mil e foi proibido de correr por seis meses (uma decis\u00e3o que acabou suspensa). 7. A BATIDA EM PROST QUE RENDEU UM T\u00cdTULO \u2014 E A AJUDA DE PIQUET No ano seguinte, o campeonato mundial voltou a ser decidido no Grande Pr\u00eamio do Jap\u00e3o de 1990 entre Senna e Prost, que agora pilotava uma Ferrari. Desta vez, Senna chegou \u00e0 corrida em vantagem \u2014 caso Prost n\u00e3o pontuasse, o brasileiro se sagraria campe\u00e3o. Dias antes da prova, Senna solicitou \u00e0 dire\u00e7\u00e3o de prova que a posi\u00e7\u00e3o de largada do pole position fosse mudada na pista. Em corridas passadas, o piloto sempre largava do lado “limpo” \u2014 onde o asfalto tem mais ader\u00eancia. Mas em alguns circuitos em 1990, incluindo T\u00f3quio, o pole largava do lado sujo. Senna \u2014 que tinha hist\u00f3rico de conseguir mais poles na F1 \u2014 argumentava que isso prejudicava quem largava em primeiro. A dire\u00e7\u00e3o da prova chegou a aprovar a mudan\u00e7a, mas ela foi revertida a pedido de Balestre. O assunto foi discutido em uma reuni\u00e3o de pilotos com Balestre que foi recriada pela s\u00e9rie Senna. Na reuni\u00e3o, o brasileiro Nelson Piquet (que corria pela Benneton naquele ano) defende a posi\u00e7\u00e3o de Ayrton e acusa a dire\u00e7\u00e3o do automobilismo de ter cometido um erro crasso contra Senna em 1989. Logo na primeira curva, Senna e Prost colidiram \u2014 o que garantiu ao brasileiro o t\u00edtulo mundial. Senna foi duramente criticado e anos depois admitiu ter colidido de prop\u00f3sito, como repara\u00e7\u00e3o pelo que ocorrera no ano anterior. “O que ele fez \u00e9 nojento”, disse Prost depois da corrida. “Eu n\u00e3o estou pronto para lutar contra pessoas irrespons\u00e1veis que n\u00e3o t\u00eam medo de morrer.” J\u00e1 Senna disse: “N\u00e3o dou a m\u00ednima para o que ele diz. Ele tentou me destruir, mas n\u00e3o vai conseguir.” Em 1991, Senna j\u00e1 era bicampe\u00e3o mundial e um \u00eddolo no Brasil. Mas nunca havia vencido o Grande Pr\u00eamio em seu pa\u00eds. No circuito de Interlagos Senna largou na pole e conseguiu uma boa vantagem em rela\u00e7\u00e3o ao segundo colocado, Nigel Mansell, da Williams. Mas logo o ingl\u00eas passou a tirar a diferen\u00e7a. A ultrapassagem sobre Senna parecia inevit\u00e1vel, quando o carro de Mansell quebrou na volta 61 \u2014 a dez voltas do final. A amea\u00e7a ent\u00e3o passou a ser o companheiro de Mansell, Ricardo Patrese. Para piorar a situa\u00e7\u00e3o, Senna viu as marchas de seu carro pararem de funcionar. Ao final da prova, o brasileiro tinha apenas a sexta marcha de seu carro funcionando. As voltas finais foram desgastantes para Senna, que sofreu com espamos musculares por conta do esfor\u00e7o de dirigir o carro com as marchas quebradas. Ele terminou a prova apenas 3 segundos na frente de Patrese e foi ovacionado pela torcida brasileira. As imagens de Senna com dificuldades no p\u00f3dio de Interlagos para levantar o trof\u00e9u tamb\u00e9m est\u00e3o entre as mais lend\u00e1rias da carreira do piloto. E DOIS FATOS INACREDIT\u00c1VEIS QUE A S\u00c9RIE N\u00c3O MOSTRA Al\u00e9m dos fatos citados acima, h\u00e1 dois epis\u00f3dios da vida de Senna que tamb\u00e9m parecem inacredit\u00e1veis, e que no entanto s\u00e3o verdade. Mas que n\u00e3o aparecem na s\u00e9rie da Netflix sobre o piloto. O primeiro deles foi uma paralisia no rosto que acometeu Ayrton e que amea\u00e7ou sua carreira. Senna estava no processo de trocar a Toleman pela Lotus na F\u00f3rmula 1. Nos \u00faltimos meses de 1984, o lado direito de seu rosto parou de se mexer. Senna foi diagnostigado com mastoidite, que \u00e9 uma infec\u00e7\u00e3o de um nervo atr\u00e1s da orelha que envia comandos ao c\u00e9rebro sobre movimentos faciais. Senna usou cortisona, mas pediu para mudar o tratamento, preocupado com poss\u00edveis efeitos de longo prazo na medica\u00e7\u00e3o. Mas ele precisou retomar a medica\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que n\u00e3o encontrava solu\u00e7\u00f5es para o problema. Ao longo de 1985 o problema foi diminuindo e ele pode seguir sua carreira sem traumas. Algumas entrevistas de Senna na \u00e9poca mostram o piloto com o lado direito do rosto paralisado. Outro fato que ficou de fora da s\u00e9rie \u00e9 o Grande Pr\u00eamio da Europa de 1993, disputado no circuito ingl\u00eas de Donington Park. Nessa corrida, Senna conseguiu o que muitos comentaristas chamam at\u00e9 hoje de a “volta mais perfeita da F\u00f3rmula 1”. Em uma pista encharcada por chuva forte Senna largou em quarto lugar, mas perdeu uma posi\u00e7\u00e3o logo na largada. Mas ainda na primeira volta da prova, ele conseguiu passar quatro carros \u2014 de Michael Schumacher, Karl Wendlinger, Damon Hill e Alain Prost \u2014 assumindo a lideran\u00e7a da prova. Senna ainda usou uma “malandragem” nessa prova que tamb\u00e9m ficou lend\u00e1ria entre pilotos. Ele acreditava que seria poss\u00edvel fazer a volta mais r\u00e1pida da pista cortando caminho pelos boxes. Na \u00e9poca, n\u00e3o havia limite de velocidade para quem passasse pelos boxes. Senna mentiu que estava com problemas no r\u00e1dio de comunica\u00e7\u00e3o com a equipe e passou pelos boxes, encurtando sua volta em 200 metros e estabelecendo o recorde da pista. Mas o fato mais famoso que marcou a corrida em Donington Park, em 1993, foi a primeira volta, que alguns comentaristas apelidaram de “A Volta dos Deuses”, que consolidou de uma vez por todas 7o reconhecimento mundial da ex\u00edmia habilidade de Senna em pilotar em pista molhada. Este texto foi originalmente publicado aqui. <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
BBC News Brasil A nova s\u00e9rie da Netflix “Senna”, com estreia prevista para sexta-feira (29), \u00e9 uma obra de fic\u00e7\u00e3o sobre a…<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":42868,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[31,1],"tags":[],"class_list":["post-42867","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-comunidade","category-todas-noticias"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/42867","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=42867"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/42867\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/42868"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=42867"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=42867"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=42867"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}