{"id":42388,"date":"2024-11-24T07:25:00","date_gmt":"2024-11-24T10:25:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/espanha-xxx-jornadas-gerais-de-pastoral-do-trabalho\/"},"modified":"2024-11-24T07:25:00","modified_gmt":"2024-11-24T10:25:00","slug":"espanha-xxx-jornadas-gerais-de-pastoral-do-trabalho","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tvdescalvado.com.br\/espanha-xxx-jornadas-gerais-de-pastoral-do-trabalho\/","title":{"rendered":"Espanha: XXX Jornadas Gerais de Pastoral do Trabalho"},"content":{"rendered":"

Smerilli e Emilce Cuda refletem com a Igreja espanhola sobre o Magist\u00e9rio Pontif\u00edcio sobre o Trabalho. Padre Modino \u2013 \u00c1vila O grande tema \u00e9 o trabalho. As palavras do Papa Francisco s\u00e3o uma fonte de inspira\u00e7\u00e3o para as XXX Jornadas Gerais de Pastoral do Trabalho, realizadas em \u00c1vila nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, comemorando o 30\u00ba anivers\u00e1rio da aprova\u00e7\u00e3o do documento \u201cA Pastoral Oper\u00e1ria de toda a Igreja\u201d, um texto que tem sido o marco b\u00e1sico da Igreja espanhola sobre o tema do trabalho. A quest\u00e3o do trabalho na Espanha O bispo de \u00c1vila, Jes\u00fas Rico, questionou se a riqueza desse documento foi incorporada \u00e0 vida da Igreja espanhola e \u00e0s mudan\u00e7as produzidas na quest\u00e3o do trabalho, refletindo sobre a forte transforma\u00e7\u00e3o que ocorreu em rela\u00e7\u00e3o ao mundo do trabalho, sobre o avan\u00e7o de uma espiritualidade intimista separada da vida e da aut\u00eantica espiritualidade evang\u00e9lica, bem como o avan\u00e7o da tecnologia e a nova compreens\u00e3o do trabalho e do aspecto humano que isso implica. O compromisso com a evangeliza\u00e7\u00e3o do trabalho faz parte do trabalho da Pastoral do Trabalho, enfatizou o bispo de Osma-Soria e respons\u00e1vel pela Pastoral do Trabalho da Confer\u00eancia Episcopal Espanhola, Dom Abilio Mart\u00ednez, que analisou o documento \u201cA Pastoral Oper\u00e1ria de toda a Igreja\u201d, a partir de diferentes perspectivas, bem como a realidade atual, destacando o aumento dos acidentes e a precariedade no trabalho, que afeta especialmente os migrantes. Olhando para o futuro, ele pediu, na linha do Papa Francisco, a humaniza\u00e7\u00e3o do trabalho, que se concretizaria em diferentes realidades e posi\u00e7\u00f5es. Irm\u00e3 Smerilli Evolu\u00e7\u00e3o da Pastoral Oper\u00e1ria \u201cA Pastoral do Trabalho na Pastoral Geral da Igreja\u201d foi o tema de reflex\u00e3o apresentado pela secret\u00e1ria do Dicast\u00e9rio para o Servi\u00e7o do Desenvolvimento Humano Integral, Alessandra Smerilli. A salesiana respondeu \u00e0 pergunta sobre por que se preocupar com o trabalho, analisando a evolu\u00e7\u00e3o da Pastoral Oper\u00e1ria ao longo dos anos, identificando os desafios atuais e algumas propostas para o futuro, embora as respostas tenham que nascer de cada contexto. Como diz Smerilli, o trabalho \u00e9 \u201cum meio de vida, mas tamb\u00e9m \u00e9 muito mais. Por meio do trabalho, dizemos ao mundo quem somos, o que sabemos fazer: n\u00e3o conhecemos realmente uma pessoa at\u00e9 que a vejamos trabalhando. O trabalho \u00e9 uma express\u00e3o de nossa dignidade, mas tamb\u00e9m \u00e9 compromisso, esfor\u00e7o, capacidade de colaborar com os outros, porque \u00e9 sempre \u2018com\u2019 ou \u2018para\u2019 algu\u00e9m. E, portanto, nunca \u00e9 um ato solit\u00e1rio. O trabalho \u00e9 coopera\u00e7\u00e3o, \u00e9 relacionamento, \u00e9 o lugar onde realmente nos tornamos adultos, \u00e9 nossa contribui\u00e7\u00e3o para tornar o mundo mais bonito. Emilce Cuda O trabalho \u00e9 uma atividade espiritual Para a religiosa, o trabalho \u201c\u00e9 sempre uma atividade espiritual, porque antes e por tr\u00e1s de qualquer atividade de trabalho – de uma aula na universidade \u00e0 limpeza de um banheiro – h\u00e1 um ato intencional de liberdade, que \u00e9 o que faz a diferen\u00e7a entre um trabalho bem feito e um trabalho mal feito\u201d. Al\u00e9m disso, \u201co trabalho \u00e9 a satisfa\u00e7\u00e3o da voca\u00e7\u00e3o das pessoas, que est\u00e1 em n\u00f3s mesmos\u201d, afirmando que a encarna\u00e7\u00e3o est\u00e1 na base da preocupa\u00e7\u00e3o da Igreja com o trabalho, porque \u201co trabalho \u00e9 uma dessas experi\u00eancias decisivas na vida de Jesus em Nazar\u00e9\u201d, analisando o conceito de trabalho na B\u00edblia e no Magist\u00e9rio da Igreja. No atual pont\u00edfice, ela destacou a conex\u00e3o entre o trabalho e o cuidado com a cria\u00e7\u00e3o na Laudato si’. Sobre o caminho percorrido pela Pastoral do Trabalho, a religiosa enfatizou a passagem de uma l\u00f3gica vingativa para um m\u00e9todo de acompanhamento, \u201cacompanhando empregadores e trabalhadores para que se vejam como parte de uma comunidade e de um projeto\u201d, passando de quest\u00f5es individuais para interconex\u00f5es, O fato de tocar a vida das pessoas, as condi\u00e7\u00f5es vitais em que se encontram os trabalhadores e as trabalhadoras, dado que \u201co trabalho n\u00e3o \u00e9 apenas ganhar a vida, mas imaginar e construir um mundo renovado, atento \u00e0 centralidade da pessoa\u201d, como aparece em Fratelli tutti, contribui para o amadurecimento pessoal. Trabalho e cuidado A partir da\u00ed, ela abordou alguns obst\u00e1culos, o paradigma tecnocr\u00e1tico e os limites da meritocracia, al\u00e9m de propostas. Smerilli insistiu na necessidade de compreender que o trabalho n\u00e3o deve ser entendido apenas como ter um emprego ou \u201cfazer coisas\u201d, mas que todas as formas de trabalho t\u00eam a ver com o relacionamento com os outros, com a cria\u00e7\u00e3o e com as gera\u00e7\u00f5es futuras. A partir da\u00ed, ela destacou o cuidado, os gestos de aten\u00e7\u00e3o, algo que n\u00e3o goza de considera\u00e7\u00e3o social, pedindo para \u201ctrazer a dimens\u00e3o do cuidado para a esfera p\u00fablica\u201d, como uma forma de virar o mundo do trabalho de cabe\u00e7a para baixo. \u00c9 necess\u00e1rio se afastar da l\u00f3gica do lucro e do bem-estar imposta pelo paradigma tecnocr\u00e1tico e escolher, como diz o Papa Francisco, a fraternidade em vez do individualismo, ouvir a voz daqueles que est\u00e3o \u00e0 margem da sociedade e traz\u00ea-los para o centro do processo de mudan\u00e7a. O caminho a seguir \u00e9 concentrar-se nos trabalhadores descartados, j\u00e1 que uma sociedade n\u00e3o pode progredir descartando, que \u201cum bem n\u00e3o pode ser bom para mim se n\u00e3o for tamb\u00e9m bom para o outro\u201d. A partir da\u00ed, concluiu mostrando o desejo de, como Igreja, \u201ccontinuar a denunciar, vislumbrar novas perspectivas, acompanhar processos\u201d. Smerilli e Emilce Cuda Entendendo o valor do trabalho organizado Emilce Cuda, Secret\u00e1ria da Pontif\u00edcia Comiss\u00e3o para a Am\u00e9rica Latina, que, junto com Smerilli, representam a nova Igreja do atual Pont\u00edfice, que coloca mulheres qualificadas em cargos de decis\u00e3o na C\u00faria Romana, iniciou sua reflex\u00e3o falando sobre o acordo coletivo de trabalho e os tribunais trabalhistas como chaves para entender o valor do trabalho organizado, para saber que dele dependem as garantias dos trabalhadores. 62% dos trabalhadores do mundo atual sofrem com a falta de direitos, o que deve levar a pensar em criar novas organiza\u00e7\u00f5es para poder incluir essas pessoas, como diz o Papa Francisco. Os direitos surgiram quando os trabalhadores, na \u00e9poca da Revolu\u00e7\u00e3o Industrial, descobriram que \u201ca injusti\u00e7a que sofrem n\u00e3o \u00e9 um castigo divino, mas uma consequ\u00eancia das rela\u00e7\u00f5es sociais e das situa\u00e7\u00f5es sociais\u201d, de acordo com Cuda. Isso impediu que muitos entendessem o que \u00e9 o di\u00e1logo social, um dos pontos centrais da Fratelli tutti. A te\u00f3loga argentina insistiu na necessidade de se organizar para evitar que morram os defensores do atual Magist\u00e9rio pontif\u00edcio, que aponta para a ecologia, uma realidade presente na Am\u00e9rica Latina, de onde, por meio da comiss\u00e3o da qual \u00e9 secret\u00e1ria, busca construir pontes de inclus\u00e3o, de reconcilia\u00e7\u00e3o e fraternidade, dentro da C\u00faria e entre as diferentes regi\u00f5es do planeta, respondendo ao que prop\u00f5e a Praedicate Evangelium, que come\u00e7a falando sobre como pregar o Evangelho, \u201ccom palavras e gestos, tocando a carne sofredora do povo, lavando seus p\u00e9s\u201d. Habilidades organizacionais Em suas palavras, quis dar um testemunho de como se organizam as rela\u00e7\u00f5es de trabalho na Am\u00e9rica Latina, destacando a capacidade de organiza\u00e7\u00e3o, algo que a Igreja realizou com o Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CEAMA) e, mais recentemente, com a Confer\u00eancia Eclesial da Amaz\u00f4nia (CEAMA), que vai al\u00e9m da dimens\u00e3o episcopal e parte das fontes da vida, uma luta que est\u00e1 presente no mundo de hoje. Isso \u00e9 retomado na Doutrina Social da Igreja, \u201co monumento que a Igreja deixa \u00e0 modernidade\u201d, segundo Cuda, e que est\u00e1 sendo atualizado, dando continuidade ao caminho percorrido desde a Rerum novarum, indo do ego\u00edsmo dos patr\u00f5es a um sistema econ\u00f4mico que mata, como aparece na Evangelii Gaudium. Como a periferia n\u00e3o \u00e9 vis\u00edvel, o Papa Francisco, que vem da periferia, tornou essa realidade vis\u00edvel, de acordo com a secret\u00e1ria da CAL. Cuda refletiu sobre a harmonia que nasce da beleza das partes, equivalentes, mas n\u00e3o id\u00eanticas, e sobre a harmonia presente no Magist\u00e9rio do Papa Francisco, que come\u00e7a com a Evangelii Gaudium, onde aparecem os princ\u00edpios. A partir da\u00ed, abordou o conceito de trabalho, do qual depende a sobreviv\u00eancia, e que deve ser regido por garantias sociais, para as quais \u00e9 necess\u00e1rio que o Estado o reconhe\u00e7a. Nesse sentido, disse que \u201ca tecnologia nos fez prescindir de muitos corpos nas rela\u00e7\u00f5es produtivas\u201d, convertendo-os em mercadoria. A te\u00f3loga refletiu sobre o papel dos movimentos populares no atual panorama mundial, pessoas que se unem para se salvar, que surgiram nas periferias, que promovem a solidariedade, como uma organiza\u00e7\u00e3o que segue lutando por direitos. Nessa perspectiva, ela explicou o que \u00e9 e o que representa o di\u00e1logo social e o que ele implica no Magist\u00e9rio do Papa Francisco, que parte da realidade, escuta, discerne e parte para a a\u00e7\u00e3o, com base em quatro princ\u00edpios, que podem resolver a crise ecol\u00f3gica socioambiental. Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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