Com a imunização contra a dengue incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) este ano, o tema pode aparecer no Vestibular da Unicamp 2025, assim como os conceitos que envolvem a ação de um imunizante em seus aspectos sociais e naturais. O g1 conversou com o coordenador pedagógico e professor de biologia do ensino médio da Oficina do Estudante, Luís Felipe Tuon, que destacou como o mecanismo da vacina pode ser replicado em outros ambientes. Confira abaixo: Tema 1: comportamento de proteção Leão jovem foge desesperado ao ser perseguido por manada de búfalos — Foto: Tim Driman/Caters/Grosby Group O efeito de proteção coletiva das vacinas, por exemplo, pode ser encontrado no comportamento de proteção existente em alguns grupos de animais selvagens. “As pessoas que se vacinam acabam protegendo aquelas pessoas que não podem se vacinar por alguma questão de saúde grave, como aquelas com comorbidades e que são mais fragilizadas”. “Trata-se de uma proteção coletiva. E isso pode ser visto na natureza, na relação presa e predador. É comum em manadas de búfalos, por exemplo, ou elefantes, quando um filhote do bando está na mira de um leão, os outros animais do grupo cercam esse filhote para sua defesa”, explica o professor. No reino vegetal, essa proteção entre as espécies também pode acontecer. Em situações de solo muito pobre, as plantas, por intermédio dos fungos em suas raízes, se comunicam com as outras plantas da sua espécie, transmitindo nutrientes e água, permitindo que esse grupo continue sobrevivendo mesmo nesse momento de solo empobrecido. Tema 2: seleção artificial Criança recebe dose de vacina contra a poliomielite — Foto: Anselmo Cunha/PMPA O conceito de seleção natural e evolução também pode ser visto sob a ótica da vacina. Ao longo de centenas de milhares de anos, a natureza escolhe quem sobrevive e perpetua a espécie. A vacina, por sua vez, realiza uma seleção artificial ao oferecer formas de aprimorar a defesa do organismo das doenças. “A vacina é uma forma de seleção artificial, as pessoas que tomam vacina estão sendo selecionadas positivamente, ou seja, vão sobreviver e passar adiante o ensinamento de que tomar vacina é importante. A vacina levanta questões de ciência e ética importantes de serem debatidas e que atravessam áreas da biologia, da geografia, da economia e da história”, destaca Tuon. Tema 3: aspectos históricos e geográficos Uma cientista pesquisa uma vacina para o novo coronavírus (Covid-19) em um laboratório em San Diego, Califórnia, nos EUA, em 17 de março — Foto: Bing Guan/Reuters/Arquivo Quando se trata de vacina, a conversa é longa e pode atravessar questões que vão muito além de vírus, antígeno e memória celular. O desenvolvimento de imunizantes e a cobertura vacinal englobam aspectos que também podem aparecer em questões de história e geografia: a origem da vacina no século XVIII;a incidência de doenças como a dengue em países tropicais;o acesso às formas de prevenção em um país continental como o Brasil. Além disso, a vacina também pode ajudar a refletir sobre empatia, sobre saúde pública e biotecnologia. Todas essas questões podem ser exploradas quando o assunto é imunização. Então, na prova e no dia a dia, as vacinas podem salvar vidas. 💉 Enem 2023: correção da questão de Biologia sobre vacina da Covid-19