Lar Cidades Setores de comércio e serviço de Rincão têm prejuízos por falta de agência dos Correios

Setores de comércio e serviço de Rincão têm prejuízos por falta de agência dos Correios

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O município de pouco mais de 10 mil habitantes não tem agência dos Correios. A que existia foi fechada no governo Bolsonaro durante tentativa de privatização do serviço. Prédio onde funcionava antiga agência dos Correios em Rincão — Foto: Reprodução EPTV A existência de uma agência pode parecer desnecessária em tempos de comunicação on-line, mas não é bem assim. Ter um local para a postagem de correspondência e encomendas é muito útil para os setores de serviço e comércio. Um cliente ativo dos Correios é o microempresário Marcos André de Souza Massarioli, fabricante de sandálias. Desde o início do negócio, há cinco anos, pouco antes da pandemia, ele depende dos Correios para fazer suas vendas e sobreviver em tempos de comércio fechado. “A gente decidiu apostar nesse nicho de mercado para sobreviver, devido a agilidade do serviço que era muito bom”, contou. Mas com o fechamento da agência, ele agora precisa dirigir até a cidade vizinha para postar suas encomendas, um gasto extra de recurso e de tempo. “Nós que dependemos do e-commerce para sobreviver, tem que sair da nossa cidade para conseguir postar, quando posta várias encomendas, volume alto até compensa, mas já tive que postar duas, é complicado”, lamenta. Microempresário de Rincão precisa viajar para cidade vizinha para postar encomendas nos Correios — Foto: Reprodução EPTV Já o cartório da cidade tem dificuldades para receber as encomendas. Geralmente, documentos utilizados no processo de dupla cidadania, algo bastante frequente na cidade. “É necessário [o documento] de forma física. Existe uma opção de solicitar para o cartório enviar pelo CRC (Central de Informações do Registro Civil) sistema que é entre cartório, mas fica o dobro porque paga para os dois cartórios, então fica muito mais em conta mandar por Sedex”, disse a oficial substituta de cartório Livia Vitória Moreto. Mas para receber o documento é preciso se deslocar, o que causa diversos transtornos. “Atrapalha porque tem que se locomover, tem gasto, atraso para o cliente receber”, afirmou a oficial de cartório Elisabeth Regina Marcandalli Moreto. Segundo os Correios, a agência será reinstalada e irá funcionar em um espaço cedido pela prefeitura, assim que o imóvel estiver disponível, mas não informou quando isso deve acontecer. Veja os vídeos da EPTV Central

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