Regina Duarte publica fake news sobre Olimpíadas e é advertida pelo Instagram (de novo)

Regina Duarte publica fake news sobre Olimpíadas e é advertida pelo Instagram (de novo)

São Paulo

A atriz Regina Duarte, 77, mais uma vez publicou uma fake news em suas redes sociais e recebeu um alerta de conteúdo falso do Instagram.

Dessa vez, foi sobre as Olimpíadas. Em postagem já apagada, a ex-secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL) criticava a cerimônia de abertura ao mostrar uma reunião de cristãos que ela dizia ser um suposto protesto na sede dos Jogos.

“Após a pior abertura dos Jogos olímpicos da história da França, com ataques a cristãos, milhares se reúnem em Paris para louvar Cristo. Por que este não viraliza?”, dizia a publicação.

Mas essa informação é falsa. Na verdade, o ato é referente a um encontro de cristãos que aconteceu no mês de maio, dois meses antes do começo das competições.

Essa não foi a primeira vez que a atriz sofreu uma punição semelhante. No ano passado, publicou uma fake news a respeito dos manifestantes golpistas de 8 de janeiro e a postagem recebeu um selo de informação falsa.

O vídeo mentiroso era sobre os atos em que bolsonaristas depredaram patrimônio público. Logo no começo, uma frase dizia: “Imagens que a mídia não irá mostrar”.

Em determinado momento, era mostrado um homem com uma bandeira do PT como se fosse ele o baderneiro. Na verdade, a bandeira havia sido furtada e eram apoiadores de Jair Bolsonaro quem vandalizavam os prédios dos Poderes da República. O Instagram afirmou que o conteúdo foi analisado por verificadores independentes que atestaram a falsidade.

Meses antes, Regina havia postado uma informação falsa sobre os yanomamis e também divulgado inverdades sobre o processo eleitoral.

A recorrência de publicações falsas fez com que, na época, a plataforma avisasse novos seguidores sobre o risco de começar a seguir o perfil de Regina. “Tem certeza que deseja seguir Regina Duarte?”, começava a mensagem automática.

“Essa conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”, dizia o alerta.

Postagens relacionadas

FOTOS: Veja como foi a festa na Tenda de sábado na Tusca 2024

VEJA FOTOS do Corso no segundo dia de shows da Tusca 2024

Morre cantor ferido em acidente com dois carros na Rodovia Washington Luís em Araraquara