Projeto de anel viário na região de Piracicaba prevê intervenção em 10 hectares de área de preservação

Projeto de anel viário na região de Piracicaba prevê intervenção em 10 hectares de área de preservação

O estudo para a obra aponta que 8% da chamada área diretamente afetada (ADA) está ocupada com vegetação e que a construção interceptará o Parque Linear Corumbataí. Por conta das intervenções, está prevista uma compensação ambiental em 30 hectares. Estudos apresentados apontam que o novo contorno é um empreendimento ambientalmente viável e socialmente benéfico para a região onde será implantado. Apresentação de estudo de anel viário na região de Piracicaba — Foto: Prefeitura de Piracicaba Uma audiência pública realizada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) apresentou e discutiu o projeto proposto pela Prefeitura de Piracicaba, na quinta-feira (24). A responsabilidade da obra é da Eixo SP, concessionária responsável por rodovias na região. “Piracicaba é rodeada por rodovias e, em certo ponto, todas as rodovias que integram o projeto precisam, hoje, trafegar pela região do bairro Areão. Além disso, o próprio Plano de Mobilidade Urbana de Piracicaba prevê um anel viário. Então, a proposta, é executar uma obra de desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, afirmou Leticia Orsi, consultora de meio ambiente e geoprocessamento da empresa que elaborou o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) da obra. “São intervenções importantes para a mobilidade urbana e que, somadas a essa necessária obra para implantação do anel de contorno, facilitará e garantirá mais segurança no trânsito. O anel viário estava previsto para 2041 e graças ao esforço das partes, será adiantado e brevemente implantado, porém as apresentações e discussões são necessárias nesta etapa, para prosseguir os ritos para liberação e contratação da obra”, afirmou Jane Franco Oliveira, secretária de Trânsito e Transportes de Piracicaba. Robinson Ávila, da Eixo SP, durante explicação de como será o contorno e quais as vantagens dele — Foto: Prefeitura de Piracicaba Início da obra adiantado para 2026 A construção do anel viário, chamado oficialmente de Contorno Norte Piracicaba, estava prevista para 2041 no contrato de concessão do trecho à empresa Eixo SP, porém, houve uma solicitação de antecipação em 2021 e, agora, estima-se que as obras iniciem em 2026. A seguir, entenda o projeto e por que ele é visto como uma aposta para reduzir o número de acidentes na cidade: Como é o projeto? 🛣️ O Contorno Norte de Piracicaba é uma nova rodovia a ser construída que visa melhorar o fluxo de veículos na região. Ela terá o seguinte traçado: Início na interligação com a Rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro; Contornará o perímetro urbano, promovendo a interligação com as rodovias Hermínio Petrin (SP-308), que liga Piracicaba a Charqueada, e a Geraldo de Barros (SP-304), entre Piracicaba e Águas de São Pedro e São Pedro. Ele será implantado no município de Piracicaba e possuirá cerca de 15 quilômetros de extensão. A rodovia contará com duas pistas por sentido, separadas por canteiro central em grama, e não terá pedágio. Também estão previstos três dispositivos de acesso (início, meio e fim), três passagens inferiores e duas pontes – uma de 80 metros sobre o Ribeirão Guamium e outra de 110m sobre o Rio Corumbataí. Quem são os responsáveis pelo projeto? 📝 O Contorno Norte de Piracicaba é de responsabilidade da empresa Eixo SP, que desde maio de 2020 administra os trechos de rodovias da região. ARQUIVO: Acidente entre carro e caminhão na Rodovia Hermínio Petrin, em Piracicaba, incluída no projeto de interligação — Foto: Edijan Del Santo/EPTV Como o contorno pode melhorar o tráfego? 🚗🚛🚙🚚 Para avaliar o quanto a construção do Contorno de Piracicaba beneficiaria as condições de circulação dos veículos que trafegam na cidade, a Eixo SP realizou estudos, que identificaram os dez principais municípios de origem ou destino das viagens no trecho: 35,6% – Piracicaba19,4% – São Pedro13,4% – Charqueada6,4% – Águas de São Pedro2% – Campinas, Americana, Santa Maria da Serra, São Paulo, Botucatu e Lençóis Paulista. O mesmo estudo também analisou as viagens que não têm como origem ou destino Piracicaba e verificou que cerca de 20% delas utilizariam o Contorno Norte de Piracicaba. A conclusão é de que o contorno vai retirar o tráfego rodoviário de longa distância do perímetro urbano da cidade, o que reduzirá o trânsito das vias locais, principalmente da Avenida Centenário, onde se localiza a portaria de acesso da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Traço em azul representa o local onde se projeta a instalação do anel viário — Foto: Reprodução/ Cetesb “Para os motoristas, aumentará a segurança e o conforto com a redução no tempo de viagem, principalmente ao fluxo diário, visto que Piracicaba é município polo da região, gerador de tráefgo, e sede da região metropolitana”, diz trecho do Relatório de Impacto Ambiental (Rima). O estudo ainda apontou que o desvio do fluxo de veículos beneficiará tanto as viagens de longa distância quanto as de curta distância, seja de veículos de passeio ou comerciais para o transporte de cargas, bem como o fluxo local e urbano de Piracicaba. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), com a construção haverá uma diminuição significativa no número de veículos circulando nos sete quilômetros iniciais da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), principalmente de tráfego pesado. O que, segundo a pasta, diminuirá o índice de acidentes e óbitos. Há outros benefícios apontados? 📈 Os estudos também apontam benefícios para a economia, com a melhoria no escoamento da produção das empresas da região e fomento para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba. Quais são os próximos passos? 🧭 Os próximos passos, conforme apresentado na audiência, e se aprovado o projeto, são a emissão de Licença Prévia, que define as condicionantes ambientais para execução da obra, emissão de Licença de Implantação e posterior Licença de Operação. Caso haja aprovação nessas etapas, a obra pode, então, ser iniciada. Piracicaba se torna cidade com maior número de mortes no trânsito do estado de São Paulo 54 mortes em 2024 e topo de ranking 🚨 Piracicaba se tornou a cidade com maior proporção de mortes no trânsito por habitante no Estado de São Paulo, segundo dados do Infosiga SP. De janeiro a agosto deste ano, o município já totaliza 54 óbitos nas vias de seu território. No balanço divulgado em julho deste ano, a cidade ocupava segunda posição na lista. Atualmente, a taxa em Piracicaba é de 17,09 óbitos para cada 100 mil habitantes. Jundiaí (SP), que ocupa o segundo lugar na lista, tem taxa de 15,85. Confira no quadro abaixo: Maior taxa desde início da série histórica Quando consideradas as taxas por ano, a de 2024 é a maior desde o início da série histórica do Infosiga, em 2015. Além disso, a a proporção de mortes por habitante vem crescendo desde 2020, início da pandemia de Covid-19, quando ficou em 10,35. Veja no gráfico abaixo: ARQUIVO: Acidente entre dois ônibus deixou um morto em rodovia de Piracicaba, em agosto deste ano — Foto: Heitor Moreira/EPTV

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