São Paulo
Não teve para ninguém. A comoção coletiva em torno do resgate do cavalo Caramelo durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul o levou a ser o campeão na categoria bicho do ano no Prêmio F5.
O animal se tornou símbolo de recuperação do estado após as fortes chuvas destruírem cidades e deixarem milhares de moradores sem casa. Caramelo ficou quatro dias ilhado em cima de um telhado de zinco em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. O Brasil acompanhou sua angústia, torceu por sua salvação e se emocionou com ele.
O resgate mobilizou as redes sociais e famosos, como Giovanna Ewbank, Felipe Neto e a primeira-dama Janja, fizeram fila para adotá-lo. O salvamento feito pelo Corpo de Bombeiros foi transmitido ao vivo pela televisão.
Sete meses após o desastre, Caramelo foi adotado pela Universidade Luterana do Brasil, que vinha cuidando do cavalo desde seu resgate. Quando chegou ao centro veterinário, ele estava desidratado, fraco e abaixo do peso.
Hoje, o bicho é um sinônimo de resistência e resiliência, aplaudido e tietado por fãs por onde passa. E ainda tornou-se o grande campeão do Prêmio F5 2024. Parabéns, Caramelo!