São Paulo
É nesta quinta (8) o aniversário de 50 anos de Preta Maria Gadelha Gil, quarta filha de Gilberto Gil e a segunda do cantor com Sandra Gadelha, a Drão. A cantora, que tem este nome porque o pai bateu o pé e fez questão de mantê-lo quando foi registrá-la no cartório (a funcionária achou esquisito), sempre teve como marca a autenticidade e o comportamento de vanguarda.
Em seu meio século de vida, Preta virou sinônimo de coragem, ousadia, liberdade e alto astral (suas gargalhadas são ouvidas a uma distância considerável, quem já presenciou, sabe). Mãe, avó, ícone do feminismo e do movimento body positive, ela passou recentemente por um tratamento de câncer, enfrentou a morte do irmão ainda pequena e todos os dias afronta os conservadores na internet.
Casada por quatro vezes, a artista enfrentou um término doloroso no último casamento, mas não esmoreceu. Meses depois, já estava saracoteando com os amigos, sempre leais, em praias, shows e eventos. Continuou a postar fotos de biquíni exaltando seu corpo e, agora, mostrando as cicatrizes que a doença deixou em sua pele. Como ela própria se descreve em suas redes sociais: “Livre e feliz”. Confira vinte curiosidades sobre Preta Gil.