Piloto de avião com Lula declarou emergência pouco após decolagem; presidente foi chamado à cabine

Piloto de avião com Lula declarou emergência pouco após decolagem; presidente foi chamado à cabine

Áudio revela diálogo entre piloto de avião em que Lula estava e torre de controle Quando identificou o problema, o piloto chamou Lula à cabine para informar a situação. Houve tensão entre os passageiros (veja mais abaixo nesta reportagem). O avião presidencial decolou do aeroporto da Cidade do México por volta de 17h30, no horário de Brasília. Lula havia participado da cerimônia de posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum. Avião de Lula fez 50 voltas no céu do México até pousar, veja replay Por causa de um problema técnico, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo não prosseguiu para Brasília, como estava previsto. Em vez disso, ficou dando voltas em torno do aeroporto Felipe Angeles, na capital mexicana, até gastar combustível para poder pousar em segurança. Esse processo durou quase 5h. No áudio gravado da comunicação, realizada em inglês, o piloto chama a torre de controle e identifica a aeronave pelo código BRS01. Na sequência, pede para fazer uma curva à direita e usa a expressão “pan-pan, pan-pan, pan-pan”. A expressão faz parte do vocabulário utilizado pelos pilotos e controladores para a comunicação durante os voos. É utilizada para situações de urgência, mas menos sérias do que o “mayday”. Após o acionamento pelo piloto, a aeronave que declara urgência é tratada com prioridade pela torre de controle. “Pan-pan” pode ser utilizada em situações em que alguém no voo precise de atendimento médico ou quando existe algum problema em um equipamento do avião que não é imprescindível para o seu funcionamento. Na gravação, o piloto do avião presidencial pede para virar imediatamente à direita. A torre concorda e pergunta se o piloto gostaria de pousar novamente. O piloto brasileiro responde que não seria possível realizar o pouso naquele momento. Em seguida, pede orientações para realizar um trajeto em foi feita a queima de combustível, com uma altitude de 13 mil pés. O problema no avião ainda não foi identificado, mas já é investigado pela FAB. Lula foi chamado à cabine Tão logo percebeu que havia algo atípico no voo, o piloto chamou Lula à cabine, para explicar a situação. A impressão do piloto, segundo relataram fontes do governo, é que havia um barulho estranho desde a decolagem. Um “som estranho”. Depois houve um tranco, e os pilotos avisaram que era uma situação de “emergência controlada” e que o avião iria manter a proximidade com o aeroporto. Houve susto e apreensão entre os passageiros, mas não chegou a evoluir para pânico.

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