Passageiros problemáticos? Entenda como comissários são treinados para conter indisciplina nos voos

Passageiros problemáticos? Entenda como comissários são treinados para conter indisciplina nos voos

Seguindo normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Código Brasileiro de Aeronáutica, a tripulação é preparada para lidar com comportamentos problemáticos em diversos graus de gravidade – inclusive em casos extremos, como o registrado recentemente. O treinamento se chama gerenciamento de comportamento indisciplinado. Ele é colocado de maneira teórica e prática, com técnicas de resolução através de convencimento e/ou diálogo, nos casos mais brandos, ou mesmo simulando as técnicas de contenção de passageiros, nos casos mais graves. — Ivan Galvão, comissário e instrutor de escola de aviação civil Segundo o instrutor, os comissários têm autorização para conter o passageiro quando há um risco iminente à segurança e integridade física da aeronave, dos outros passageiros ou da tripulação. No caso registrado em Campinas, foram usados lacres plásticos para imobilizar a mulher. Passageira alterada é imobilizada por comissários da Azul durante voo entre Recife (PE) e Viracopos, em Campinas (SP) — Foto: Reprodução Consequências Galvão explica que casos de indisciplina em voos se tornaram mais frequentes no período da pandemia de Covid-19. Quem tem esse tipo de comportamento, no entanto, está sujeito a diversos tipos de penalidades na hora de viajar. “Os passageiros, quando adquirem uma passagem, assinam um contrato de transporte aéreo, e estão sujeitos às regras vigentes. Caso descumpram, estão sujeitos à recusa de embarque ou desembarque naquele voo e segundo o artigo 232, da Lei 14.368/22, sancionada há dois anos, e que ainda carece de regulamentação pela Anac”, detalha. Além disso, segundo o comissário, passageiros que cometerem indisciplinas consideradas gravíssimas podem ter os dados de identificação compartilhados com outros prestadores de serviços aéreos. Se necessária intervenção policial, também há possibilidade de uma investigação. Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP) — Foto: Divulgação/Viracopos Confusão em voo Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma passageira alterada é imobilizada por comissário da Azul durante um voo. Um relato em uma postagem destaca que a passageira teria atacado e ofendido os comissários, inclusive cuspindo contra eles. O caso foi registrado na última quinta (19), e confirmado pela companhia aérea nesta terça-feira (24). Em nota, a Azul informou que a cliente indisciplinada no voo Recife-Viracopos foi imobilizada durante o trajeto “pois oferecia risco à tripulação e demais clientes pelo seu mau comportamento”, e que “a autoridade de segurança foi chamada para acompanhar o desembarque”. “A Azul ressalta que repudia qualquer manifestação ou comportamento inadequado que cause constrangimento a seus clientes e tripulantes. A companhia segue os mais elevados padrões de segurança e os regulamentos de autoridades nacionais e internacionais, além de realizar, periodicamente, treinamentos com as áreas de aeroportos, comissários e pilotos a fim de prepará-los para lidar com clientes indisciplinados”, destacou a empresa. Segundo a Polícia Federal, a mulher, que não foi detida, estava alcoolizada e foi encaminhada ao serviço médico do terminal. O g1 não conseguiu localizar a passageira para comentar o episódio. VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

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