Obras de viadutos em trechos com mais acidentes em Piracicaba são antecipadas para 2025

Obras de viadutos em trechos com mais acidentes em Piracicaba são antecipadas para 2025

O início das obras de dois viadutos na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), em Piracicaba (SP), tiveram data antecipada para fevereiro de 2025, e a previsão de conclusão é em 14 meses. O pedido de antecipação foi feito pela prefeitura ao governo estadual. As informações são da administração municipal. As obras estavam incluídas no contrato de concessão e previstas para começar em 2036 (no 16º ano de concessão). No entanto, em abril deste ano, após pedido do prefeito Luciano Almeida (PP), a Secretaria de Parcerias em Investimentos emitiu ofício determinando que a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) comunicasse à Concessionária Eixo o adiantamento das obras. Um viaduto será construído no quilômetro 169, no bairro Santa Teresinha (nas proximidades do posto Bigaton), e outro no quilômetro 171, na Balbo. Segundo o prefeito, as obras são fundamentais para melhorar o fluxo do trânsito na região. “Este é o começo de um projeto muito importante para que possamos diminuir os riscos de acidentes, melhorar o acesso aos bairros da região e o fluxo de trânsito”, afirmou. Segundo o governo municipal, a antecipação das obras foi pedida já em 2021, no início da atual gestão, após estudos e justificativas da necessidade de melhorias no trecho para evitar acidentes que acontecem com frequência nesse trecho, devido ao fluxo intenso de veículos. Prefeito Luciano Almeida e secretária Jane Franco com representantes da Eixo para anúncio do início das obras — Foto: Prefeitura de Piracicaba Como serão os dispositivos O projeto, que tem investimento de R$ 30.188.543,00, prevê a execução do viaduto do quilômetro 169 em nível, ou seja, tendo a rodovia elevada, e o dispositivo do quilômetro 171 contemplando a rodovia por passagem inferior, para solucionar os conflitos existentes no trecho. “O primeiro trecho terá o trânsito da rodovia desviado por cima do viaduto e o acesso ao bairro por baixo. Já o segundo, no km 171, será o inverso, com a rodovia por baixo do viaduto e a saída do bairro por cima”, explicou Geraldo Andrade, superintendente de obras da Eixo. Trechos com histórico de acidentes A secretária de Mobilidade, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira, detalhou ainda que o trecho onde os dispositivos serão instalados é um dos que mais registram acidentes de trânsito. “As obras demandavam urgência porque se trata de um trecho, dentro da chamada concessão PIPA (Piracicaba-Panorama), com maiores índices de sinistros de trânsito. Por isso, este é um investimento muito importante que vem para contribuir com a mobilidade urbana e segurança do trânsito”, explicou. Trajeto do novo anel viário que vai integrar rodovias na região de Piracicaba — Foto: Reprodução Anel viário O prefeito também estimou que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deve emitir em breve a licença ambiental prévia para construção de um novo anel viário na região. Ele terá início no quilômetro 27 da Rodovia Fausto Santomauro (SP-127) e término no quilômetros 174 da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), com ligação no entroncamento com a Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), na altura do quilômetro 176. O projeto engloba cerca de 15 quilômetros de extensão. Para a Semuttran, com a construção haverá uma diminuição significativa do VDM – Veículo Diário Médio, nos cinco quilômetros iniciais da rodovia Geraldo de Barros, principalmente de tráfego pesado, e consequentemente diminuirá o índice de acidentes e óbitos. Em setembro, Piracicaba foi listada como a cidade com maior número de mortes no trânsito do estado

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