São Paulo
Maio é considerado o mês das noivas e o glamour dos vestidos de casamento ganhou uma roupagem que foge dos ornamentos luxuosos como pedrarias e brilho, das mangas bufantes e até mesmo das saias bem cheias e armadas. Agora, a tendência é apostar na simplicidade, sem deixar de lado a elegância da ocasião.
Nas pesquisas relacionadas a vestido de noiva no Google Trends está em ascensão a procura por vestido de noiva liso, minimalista, midi, simples e elegante. Os dados são dos últimos cinco anos.
O Pinterest, rede social para inspirações e tendências, também confirma essa popularidade. De acordo com o relatório de casamentos de 2024 da plataforma, as buscas por vestidos de noiva curtos e simples cresceram 480% e 205% nas pesquisas, respectivamente.
O relatório mostra que as buscas por penteados simples e maquiagem natural para casamento também aumentaram. Os dados são globais e comparam as pesquisas entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024.
Para a estilista Carol Hungria, que está no mercado de casamentos há 17 anos, essa tendência é fruto da pandemia. “Antes, estávamos em uma fase com muitos vestidos rendados, com bastante brilho e excessos. Depois, as pessoas começaram a buscar a ideia de ‘menos é mais'”, diz Hungria.
Ela explica que, apesar de levar o nome de vestido de noiva minimalista, o que ocorre é apenas a “limpeza da roupa”.
A influenciadora Mari Saad, por exemplo, se casou com um vestido nesse estilo clean e minimalista, sem detalhes de renda ou pedrarias, e o destaque ficou para os brincos em formato de Sol.
Nessa seara das famosas, outras noivas também apostaram nesse visual, como a influenciadora Isabella Scherer, que escolheu um modelo de comprimento midi, com decote nas costas e manga comprida. A vencedora do MasterChef 2021 estilizou o look com uma coroa de flores.
Outra referência é o vestido de noiva da atriz Larissa Manoela, feito pelo estilista Lucas Anderi, que participou da bancada de especialistas no programa Fábrica de Casamentos, do SBT com o Discovery Home & Health. Em 2022, Anderi estreou como apresentador no reality Esquadrão da Moda, também na emissora de Silvio Santos.
O empresário conta que criou dois modelos para a atriz, mas escolheram o de mangas bufantes. “[Esse modelo] a deixou mais suntuosa. Escolhemos uma cintura marcada, quadril mais armado, que é uma tendência. Laço estava super em alta, e também essa preciosidade do acabamento, da alfaiataria, do tecido liso muito encorpado”, diz Anderi.
O ateliê do empresário segue uma das linhas de vestidos de noiva clean. Ele diz que recebe uma alta demanda de noivas buscando esse estilo e são modelos que precisam ter um “acontecimento”.
“Alguma coisa que aconteça no vestido, seja um laço extravagante ou arranjo de flor. Alguma coisa tem que ter nesse limpo. Sabe aquele suspiro que a gente espera da noiva? Que você fala assim: ‘Nossa, que lindo’. Tem que ter algum acontecimento”, diz Anderi.
A modelo e empresária Celina Locks, por exemplo, usou em seu casamento com o ex-jogador de futebol Ronaldo um vestido da grife Giorgio Armani Privê. O modelo foi feito em organza de seda branca e chamou a atenção pela fenda e uma alça entrelaçada em um vestido liso.
Hungria também corrobora com esse algo a mais no vestido simples. Para ela, quando o modelo é liso, tende a mostrar todos os detalhes com mais clareza. Por isso, a postura deve ser impecável, assim como o acabamento do decote e do zíper.
“Um vestido liso pode parecer comum, por isso, precisamos buscar algo que chame a atenção, seja um drapeado, um laço, um corte, qualquer coisa que traga o impacto que toda noiva deseja na hora de sua entrada”, diz Hungria.
A atriz Vanessa Hudgens apostou nesse modelo com decote drapeado e costas decotadas. Em entrevista à Vogue, ela disse que, para o seu look de casamento, queria um vestido que fosse elegante, moderno e sexy, com um formato inspirado nas supermodelos dos anos 90.
Em 2018, Meghan Markle quebrou o padrão das noivas da realeza que apostavam em vestidos com renda, como foi o caso de Kate Middleton, ou mangas bufantes, como da princesa Diana, e optou por um vestido sem excessos.
O modelo desenhado pela britânica Clare Waight Keller tinha cintura marcada, mangas 3/4 e decote ombro a ombro. “Depois que a Meghan casou, ela chancelou a possibilidade das noivas poderem optar por um vestido liso, por um vestido com menos informação”, diz Hungria.