Lar Cidades Moradores e comércio de Araras somam prejuízos com constantes variações de energia elétrica

Moradores e comércio de Araras somam prejuízos com constantes variações de energia elétrica

por admin
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A Elektro informou que instalou um transformador com maior potência para o Centro e está tomando providências com relação ao residencial Santa Olívia. (veja abaixo o posicionamento completo). Quedas de energia no Centro afetam comércio Loja precisa fechar e impedir entrada de clientes com a oscilação de energia elétrica em Araras — Foto: Wesley Almeida/EPTV Foram pelo menos três quedas de energia consecutivas na semana passada em um dos dias o problema durou 12 horas. “Nesse primeiro dia que houve a queda de energia, a gente já tava funcionando até às 22h e nós tivemos que fechar às 19h. Todo mundo aqui da rua fechou e isso impactou demais o nosso mercado. Eu trabalho com sorvete, do meu lado tem uma sorveteria, tem um restaurante e todo mundo que trabalha com alimento teve perdas. Não só o movimento do dia que foi alterado, mas o insumo nós perdemos”, afirmou a dona da loja Regina Lagazzi. “A gente precisa ter uma segurança para trabalhar. Se você não tem energia, você não tem um sistema, você não tem o caixa, você não sabe o preço das coisas. Eu acho que o mínimo que o comerciante precisa ter na sua cidade é a segurança de que o serviço vai ser correto”, disse Regina. Em outra loja até os funcionários foram dispensados. “A gente estava vindo já de semana bem movimentada, com o fluxo muito grande de clientes. Quando acaba a energia, a gente tem que proibir os clientes de entrar na loja porque fica muito escuro e eles não conseguem acesso à mercadoria e tudo mais. Então na porta mesmo tinha fila de cliente para entrar na loja e a gente não podia deixar entrar”, afirmou a líder de loja Karoline Alves de Oliveira. Mais notícias da região: Oscilações e prejuízos em condomínio Morador mostra oscilação de energia em condomínio de Araras — Foto: Reprodução De acordo com a população, o problema não acontece apenas na região Central de Araras. Em alguns bairros as quedas de energia também são constantes. No condomínio Santa Olívia vários moradores relatam queima de equipamentos pelas oscilações na distribuição de energia. “Eu tive [queimado] o estabilizador de energia no meu computador e um aparelho de ar-condicionado. Tem casos de outras pessoas aqui no condomínio com secador de cabelo, AirFryer, televisão queimada, entre outras coisas”, afirmou o empresário Fernando Henrique Sentinaro. O empresário conta que a concessionária até realizou uma vistoria, mas que o problema não foi resolvido completamente. “Sugeriram que teria que ser instalado um aparelho chamado Smart, demoraram muito tempo para fazer essa instalação. Até que fizeram semana passada e eles até retornaram ontem. Disseram que vão recolher esse aparelho segunda-feira para fazer as análises. Mas a partir da análise, o tempo pra solução do problema pode ser até três meses”, disse Fernando. O propagandista Felipe Matheus Scapim também mora no condomínio e já perdeu vários equipamentos. “A luz da sala, deu um estouro e apagou e o secador de cabelo também da da esposa também tive o dano. [Já fiz] vários protocolos, o atendimento online ocorre né? E eles chegam a estar presentes, o técnico vem dar as suas justificativas, mas o problema em si não é solucionado”. A advogada Angela Cristina Vergílio orienta o que os consumidores tem 90 dias para fazer um requerimento na concessionária de energia elétrica. “Vai ter o prazo da concessionária de 15 dias para ir lá fazer uma vistoria do aparelho”, explicou. O que diz a Elektro A concessionária Elektro informou que, na área Central, no dia 12 de dezembro, foi instalado um transformador com maior potência para atender o aumento do consumo de carga, devido ao horário estendido do comércio. Disse ainda que, após essa data, a empresa não registrou oscilação de tensão no Centro. Sobre o residencial Santa Olívia, a empresa informou que já está tomando as medidas necessárias. Os clientes foram contatados e a situação será solucionada o mais rápido possível. Para reclamações e dúvidas, o telefone é 0800-701- 0102. VÍDEOS DA EPTV:

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