São Paulo
Em depoimento à revista americana Time, Jessica Biel, 42, falou sobre sua jornada de entendimento com seu corpo e com a menstruação.
Estrela da série “Candy”, Jessica desabafou sobre piadas que ouvia dos homens ainda na infância que remetiam à menstruação como algo nojento. “Meu sangue ferve quando escuto esse tipo de piada agora, mas quando adolescente, com a constante pressão para sermos agradáveis, eu só deixava para lá”, conta.
“Muitas de nós, pessoas que menstruam, ainda carregamos vergonha quando estamos menstruadas. Escondemos nossos absorventes na manga do casaco para andar até o banheiro. Não comentamos nada sobre o que está acontecendo em nosso corpo. Não deveria ser assim”, diz a atriz.
“Estou interessada em entender mais sobre a menstruação e encorajar pessoas jovens a perguntar mais sobre isso. Menstruação não é apenas algo natural: é extraordinário!”
A atriz relembrou sua primeira menstruação, aos onze anos, no dia da peça da escola. “Pensei que estava morrendo quando vi sangue no vaso”, relatou. Jessica conta que a mãe entregou a ela um absorvente que “mais parecia uma fralda” e disse a ela que não se preocupasse porque “ninguém ia perceber”. “Eu estava tão animada para a peça e de repente fiquei aterrorizada”, lembra.
“Nós, pessoas que menstruamos, nos sentimos limitadas. O que posso fazer quando estou menstruada? Posso ser ativa? Posso participar das atividades divertidas que sempre participo? Gostaria de saber naquela idade que não havia com o que me preocupar. A peça aconteceu, deu tudo certo, fiz meu papel e fui ótima”, conta.
“Mas tenho que admitir que, mais de 30 anos depois, ainda me sinto sem controle sobre essa coisa que meu corpo faz”.
Jessica é casada desde 2012 com Justin Timberlake. O casal é pai de dois meninos. Hoje, ela diz que sua relação com a menstruação mudou.
“Depois de ter dois filhos, sinto que é mais extrema do que nunca. Não achava que ainda teria menstruações intensas depois da puberdade, mas aqui estou. Tento ter uma relação boa com minha menstruação, mas às vezes ela é geniosa”, diz.