De acordo com o órgão, o reporte preliminar, que será apresentado na sede do Cenipa em Brasília (DF), “trará informações acerca do andamento das investigações sobre o acidente”. Já o relatório final, de acordo com a FAB, “será divulgado no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência”. A queda da aeronave, que saiu de Cascavel (PR) e iria para Guarulhos (SP), não deixou sobreviventes. Veja resumo da queda do avião da Voepass com 62 mortes Segundo os investigadores do Cenipa, a análise preliminar dos dados indica que o avião perdeu altitude de forma repentina. Entretanto, a análise do áudio da cabine, sozinha, não é capaz de cravar uma causa aparente para a queda. Duas caixas pretas do ATR-72 da Voepass, que caiu em Vinhedo, estão em poder da equipe do Cenipa para investigação sobre o acidente. — Foto: Reprodução/Jornal Nacional Investigação da Polícia Federal A investigação acontece de forma conjunta entre os dois órgãos. Diferentemente do Cenipa, que apura as causas para apontar melhorias e evitar futuras tragédias, a investigação da polícia busca verificar se existem pessoas que devam ser responsabilizadas criminalmente pela tragédia. Por isso, a PF vai produzir, paralelamente ao relatório final do Cenipa, um Laudo de Sinistro Aeronáutico. Para a produção dele, peritos criminais do Instituto Nacional de Criminalística vão acompanhar todos os exames, ensaios e testes realizados no Cenipa, incluindo análise dos destroços, do motor, das caixas pretas e outros. Segundo a corporação, esse documento é importante porque traz aspectos técnicos e científicos acerca do acidente aéreo que, confrontados com testemunhas, podem indicar se atuações pessoais contribuíram com o acidente. Trajetória de avião que caiu em Vinhedo — Foto: Arte g1 Cronologia da tragédia Ainda não se sabe o que causou o acidente, mas a queda em espiral sugere a ocorrência de um estol — que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar —, segundo especialistas. Veja, abaixo, da decolagem à queda, a cronologia do acidente da Voepass, o maior do país em número de vítimas desde 2007, quando um avião atingiu um edifício em São Paulo ao tentar pousar. A aeronave decolou às 11h56 e o voo seguiu tranquilo até 13h20.O avião subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23, e seguiu nessa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude, segundo a plataforma Flightradar.Nesse momento, a aeronave fez uma curva brusca.De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas.Às 13h22 – um minuto depois do horário do último registro – a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros.A velocidade dessa queda foi de 440 km/h.O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou que o “Salvaero” foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio. Gravador de voz da cabine do avião ATR-72 que caiu em Vinhedo — Foto: Reprodução/TV Globo VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Cenipa divulga nesta sexta relatório preliminar sobre causa de queda de avião com 62 mortes em Vinhedo
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