São Paulo
Aconteceu nesta terça-feira (4) em São Paulo a segunda edição do TransBaile, premiação voltada à comunidade trans. O evento de gala reuniu ativistas, artistas e intelectuais no Boulevard JK, zona sul da capital paulista.
Foram homenageadas figuras relevantes como a ativista Neon Cunha, escolhida pelo júri como vencedora da categoria Pioneirismo, e o chef afroindígena Benício Paiva, que levou o prêmio da categoria Excelência.
A premiação pôs em evidência o avanço de pessoas trans apesar da violência e marginalização. “A transformação é lenta e gradual, mas constante”, discursou a dramaturga Renata Carvalho após receber o prêmio da categoria Artista.
Também houve reconhecimento do papel de pessoas cisgênero na luta contra a transfobia. Na categoria Aliados, foi premiada a ONG Mães pela Diversidade, fundada por familiares de crianças e adolescentes trans.
Os cerca de 300 convidados curtiram o tapete vermelho, o regabofe e as performances artísticas. Os pontos altos da noite foram o show da dupla Irmãs de Pau e a apresentação da Casa de Candaces, demonstrando como a cena ballroom é um verdadeiro celeiro de talentos pretos, indígenas e trans.
Idealizadoras do evento, Bielo Pereira e Giovanna Heliodoro ressaltaram a importância da visibilidade para uma das parcelas mais marginalizadas da comunidade LGBTQIA+. “Nem tudo é sobre vocês, gays. Nada contra, tenho até amigos que são”, ironizou Giovanna, arrancando risadas da plateia.
Criado em 2023, o TransBaile já consolidou seu espaço na agenda do mês do Orgulho. A edição deste ano conseguiu ser maior e mais diversa que a do ano passado, e quem foi ficou com gostinho de quero mais.
Veja os premiados do TransBaile 2024
PIONEIRISMO
Neon Cunha
ACOLHIMENTO
Casa Nem
INTELECTUALIDADE
Bruno Santana
EXCELÊNCIA
Benício Paiva
ALIADOS
Mães Pela Diversidade
ARTISTA
Renata Carvalho
INFLUÊNCIA
Wanessa Wolf