Apesar do aumento no número de faculdades e universidades no Brasil, apenas 2,7% estão entre as melhores do país pelo Índice Geral de Cursos — Foto: Crédito: Divulgação Escolher uma boa instituição de ensino superior é fundamental para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional dos estudantes. Em meio a vários critérios que envolvem essa definição, a reputação é um ponto importante. Com a criação do Índice Geral de Cursos (IGC) em 2004, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) passou a contar com uma ferramenta capaz de mensurar a qualidade do ensino. A importância dessa escolha ganha ainda mais peso à medida que a oferta é maior. A área da saúde é um exemplo. Segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina, atualmente há 389 escolas médicas no Brasil, enquanto a Odontologia conta com 630 instituições espalhadas pelo país. Nesse caso, entretanto, quantidade não está totalmente relacionada com qualidade, já que apenas um seleto grupo detém conceito máximo no indicador de desempenho do MEC. Segundo dados referentes a 2022, apenas 58 das 2.023 instituições avaliadas pelo IGC foram classificadas na faixa 5, a pontuação mais alta. Entre elas, está a Faculdade São Leopoldo Mandic, que conta com os cursos de Medicina e Odontologia entre os mais bem ranqueados, fazendo da Instituição a melhor de Ensino Superior na área da saúde no Estado de São Paulo e a terceira no Brasil entre as faculdades particulares. O conceito máximo no Índice Geral de Cursos é um indicativo de que a instituição de ensino superior está comprometida com a excelência acadêmica e a qualidade educacional. Escolher uma instituição com alta classificação no IGC pode oferecer inúmeras vantagens aos estudantes, incluindo reconhecimento no mercado de trabalho, acesso a melhores recursos e oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional. Portanto, considerar o IGC ao escolher uma instituição de ensino é uma decisão estratégica que pode influenciar positivamente o futuro educacional e profissional dos alunos. conteúdo de responsabilidade do anunciante