O estudo para a obra aponta que 8% da chamada área diretamente afetada (ADA) está ocupada com vegetação e que a construção interceptará o Parque Linear Corumbataí. Por conta das intervenções, está prevista uma compensação ambiental em 30 hectares. Estudos apresentados apontam que o novo contorno é um empreendimento ambientalmente viável e socialmente benéfico para a região onde será implantado. Apresentação de estudo de anel viário na região de Piracicaba — Foto: Prefeitura de Piracicaba Uma audiência pública realizada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) apresentou e discutiu o projeto proposto pela Prefeitura de Piracicaba, na quinta-feira (24). A responsabilidade da obra é da Eixo SP, concessionária responsável por rodovias na região. “Piracicaba é rodeada por rodovias e, em certo ponto, todas as rodovias que integram o projeto precisam, hoje, trafegar pela região do bairro Areão. Além disso, o próprio Plano de Mobilidade Urbana de Piracicaba prevê um anel viário. Então, a proposta, é executar uma obra de desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, afirmou Leticia Orsi, consultora de meio ambiente e geoprocessamento da empresa que elaborou o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) da obra. “São intervenções importantes para a mobilidade urbana e que, somadas a essa necessária obra para implantação do anel de contorno, facilitará e garantirá mais segurança no trânsito. O anel viário estava previsto para 2041 e graças ao esforço das partes, será adiantado e brevemente implantado, porém as apresentações e discussões são necessárias nesta etapa, para prosseguir os ritos para liberação e contratação da obra”, afirmou Jane Franco Oliveira, secretária de Trânsito e Transportes de Piracicaba. Robinson Ávila, da Eixo SP, durante explicação de como será o contorno e quais as vantagens dele — Foto: Prefeitura de Piracicaba Início da obra adiantado para 2026 A construção do anel viário, chamado oficialmente de Contorno Norte Piracicaba, estava prevista para 2041 no contrato de concessão do trecho à empresa Eixo SP, porém, houve uma solicitação de antecipação em 2021 e, agora, estima-se que as obras iniciem em 2026. A seguir, entenda o projeto e por que ele é visto como uma aposta para reduzir o número de acidentes na cidade: Como é o projeto? 🛣️ O Contorno Norte de Piracicaba é uma nova rodovia a ser construída que visa melhorar o fluxo de veículos na região. Ela terá o seguinte traçado: Início na interligação com a Rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro; Contornará o perímetro urbano, promovendo a interligação com as rodovias Hermínio Petrin (SP-308), que liga Piracicaba a Charqueada, e a Geraldo de Barros (SP-304), entre Piracicaba e Águas de São Pedro e São Pedro. Ele será implantado no município de Piracicaba e possuirá cerca de 15 quilômetros de extensão. A rodovia contará com duas pistas por sentido, separadas por canteiro central em grama, e não terá pedágio. Também estão previstos três dispositivos de acesso (início, meio e fim), três passagens inferiores e duas pontes – uma de 80 metros sobre o Ribeirão Guamium e outra de 110m sobre o Rio Corumbataí. Quem são os responsáveis pelo projeto? 📝 O Contorno Norte de Piracicaba é de responsabilidade da empresa Eixo SP, que desde maio de 2020 administra os trechos de rodovias da região. ARQUIVO: Acidente entre carro e caminhão na Rodovia Hermínio Petrin, em Piracicaba, incluída no projeto de interligação — Foto: Edijan Del Santo/EPTV Como o contorno pode melhorar o tráfego? 🚗🚛🚙🚚 Para avaliar o quanto a construção do Contorno de Piracicaba beneficiaria as condições de circulação dos veículos que trafegam na cidade, a Eixo SP realizou estudos, que identificaram os dez principais municípios de origem ou destino das viagens no trecho: 35,6% – Piracicaba19,4% – São Pedro13,4% – Charqueada6,4% – Águas de São Pedro2% – Campinas, Americana, Santa Maria da Serra, São Paulo, Botucatu e Lençóis Paulista. O mesmo estudo também analisou as viagens que não têm como origem ou destino Piracicaba e verificou que cerca de 20% delas utilizariam o Contorno Norte de Piracicaba. A conclusão é de que o contorno vai retirar o tráfego rodoviário de longa distância do perímetro urbano da cidade, o que reduzirá o trânsito das vias locais, principalmente da Avenida Centenário, onde se localiza a portaria de acesso da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Traço em azul representa o local onde se projeta a instalação do anel viário — Foto: Reprodução/ Cetesb “Para os motoristas, aumentará a segurança e o conforto com a redução no tempo de viagem, principalmente ao fluxo diário, visto que Piracicaba é município polo da região, gerador de tráefgo, e sede da região metropolitana”, diz trecho do Relatório de Impacto Ambiental (Rima). O estudo ainda apontou que o desvio do fluxo de veículos beneficiará tanto as viagens de longa distância quanto as de curta distância, seja de veículos de passeio ou comerciais para o transporte de cargas, bem como o fluxo local e urbano de Piracicaba. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), com a construção haverá uma diminuição significativa no número de veículos circulando nos sete quilômetros iniciais da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), principalmente de tráfego pesado. O que, segundo a pasta, diminuirá o índice de acidentes e óbitos. Há outros benefícios apontados? 📈 Os estudos também apontam benefícios para a economia, com a melhoria no escoamento da produção das empresas da região e fomento para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba. Quais são os próximos passos? 🧭 Os próximos passos, conforme apresentado na audiência, e se aprovado o projeto, são a emissão de Licença Prévia, que define as condicionantes ambientais para execução da obra, emissão de Licença de Implantação e posterior Licença de Operação. Caso haja aprovação nessas etapas, a obra pode, então, ser iniciada. Piracicaba se torna cidade com maior número de mortes no trânsito do estado de São Paulo 54 mortes em 2024 e topo de ranking 🚨 Piracicaba se tornou a cidade com maior proporção de mortes no trânsito por habitante no Estado de São Paulo, segundo dados do Infosiga SP. De janeiro a agosto deste ano, o município já totaliza 54 óbitos nas vias de seu território. No balanço divulgado em julho deste ano, a cidade ocupava segunda posição na lista. Atualmente, a taxa em Piracicaba é de 17,09 óbitos para cada 100 mil habitantes. Jundiaí (SP), que ocupa o segundo lugar na lista, tem taxa de 15,85. Confira no quadro abaixo: Maior taxa desde início da série histórica Quando consideradas as taxas por ano, a de 2024 é a maior desde o início da série histórica do Infosiga, em 2015. Além disso, a a proporção de mortes por habitante vem crescendo desde 2020, início da pandemia de Covid-19, quando ficou em 10,35. Veja no gráfico abaixo: ARQUIVO: Acidente entre dois ônibus deixou um morto em rodovia de Piracicaba, em agosto deste ano — Foto: Heitor Moreira/EPTV
Projeto de anel viário na região de Piracicaba prevê intervenção em 10 hectares de área de preservação
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