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Manual do fabricante aponta risco de ATR perder sustentação e girar sob condição de gelo severo

por admin
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O ATR da Voepass sobrevoava a cidade de Vinhedo a uma altitude de 5.100 metros. Segundo relatório preliminar do Cenipa divulgado nesta sexta (6), havia formação de gelo severo no local. Peças não se soltaram de avião durante queda em Vinhedo Manual alerta sobre gelo severo Pela característica das asas, na parte superior do avião, e da altitude em que voa (mais baixo que um jato), o ATR, um turboélice, está mais sujeito a ser impactado pelas formações de gelo. A aeronave tem um sistema antigelo e dispositivos no painel que apontam impacto às condições de voo resultantes do gelo. Ainda assim, a fabricante alerta que o gelo severo acumulado nas superfícies de voo, como as asas e o estabilizador horizontal, pode não ser removido pelo sistema antigelo e “degradar seriamente a performance e controlabilidade da aeronave”, diz um manual da aeronave obtido pelo g1. Manual do ATR 72 — Foto: Reprodução Em outro manual, “Operações em tempo frio – prepare-se para o gelo”, de 2011, a ATR alerta que o “gelo severo indica que a taxa de acúmulo é tão rápida que os sistemas de proteção contra gelo falham em remover o acúmulo”. Orienta ainda: “A tripulação precisa sair dessa condição imediatamente”. O manual foi distribuído para as companhias aéreas que operam o avião –usado principalmente em rotas regionais e, no Brasil, adotado pela Voepass e pela Azul. Radares não detectam formação de gelo severo nos aviões, mas a previsão meteorológica aponta quando há esse tipo de situação em rota. Orientação para escapar do gelo A orientação da ATR para os pilotos saírem de uma condição de gelo severo está na parte de “emergency procedures” do manual, ou procedimentos de emergência. A manobra é treinada em simuladores frequentemente, disse ao g1, sob condição de anonimato, um instrutor de voo de ATR. Entre os procedimentos estão: Aplicar a potência máxima nos motores;Desligar o piloto automáticoSegurar “firmemente” o manche “para evitar movimentos não esperados da aeronave” quando o piloto automático for desligado.Abaixar o nariz do aviãoEscapar da área de gelo severoInformar o controle de tráfego aéreo sobre a redução de altitude Em outro trecho, o manual orienta a adotar o procedimento contra estol “em caso de comportamento anormal de rolagem [giro] do avião”. Significa, na prática, também abaixar o nariz do avião e aplicar máxima potência. Há um alarme no avião que indica estol ao tremer o manche –é o chamado “stick shaker”. O alarme tocou antes do acidente da Voepass. “O perigo do gelo severo é que o alarme de estol pode não ser disparado antes da asa estar tão contaminada com gelo a ponto de entrar em estol antes”, diz o comandante norueguês Magnal Nordal, piloto há 24 anos de aeronaves ATR, em um vídeo em seu canal no Youtube. Ele aponta que o ATR é equipado com um sistema que alerta antes se as condições aerodinâmicas do avião estão prejudicadas por um eventual excesso de gelo não detectado. Isso torna o avião mais pesado, em razão do “arrasto”, a resistência do ar. “Isso pode resultar em descida forçada, mas é uma emergência. Então você não tem que esperar o aval do controle de tráfego aéreo para descer. Só assegure que tenha velocidade, depois você declara emergência. Quando se trata de gelo, velocidade é vida”, diz. Manual do ATR com instrução para comportamento anormal do avião — Foto: Reprodução Nordal diz que as aeronaves ATR tem fama de inseguras sob gelo. Isso se deve a um acidente com um ATR da American Eagle, em 1994, nos Estados Unidos, sob más condições climáticas. Apesar disso, a ATR está certificado com capacidade de voar em segurança, graças aos sistemas de proteção contra o gelo, e é usado em todo o mundo. “Houve três outros acidentes relacionados a gelo severo. Os últimos dois aconteceram porque a tripulação ficou esperando a liberação do controle de tráfego aéreo para descer e enquanto eles estavam esperando, perderam velocidade, a aeronave estolou e perderam controle”. No caso do ATR da Voepass que caiu em Vinhedo, o Cenipa informou que não houve contato com o controle de tráfego aéreo. O g1 procurou a ATR, que disse que não poderia se manifestar em razão da investigação do acidente. Vídeo mostra queda de avião em Vinhedo Trajetória de avião que caiu em Vinhedo — Foto: Arte g1

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