Lar Cidades Imagens de drone mostram local da tragédia cinco dias após queda de avião com 62 mortes em Vinhedo

Imagens de drone mostram local da tragédia cinco dias após queda de avião com 62 mortes em Vinhedo

por admin
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Os demais pertences das vítimas continuam sendo recolhidos no local da queda, e não há prazo para finalização. Até a publicação desta reportagem, a força-tarefa do Instituto Médico Legal (IML) havia identificado 60 corpos; desses, 30 foram liberados às famílias. Imagem aérea mostra trabalho nesta quarta-feira (14) nos destroços do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) e matou as 62 pessoas a bordo na última sexta (9) — Foto: Reprodução/EPTV Cronologia da tragédia A aeronave decolou às 11h56 e o voo seguiu tranquilo até 13h20.O avião subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23, e seguiu nessa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude, segundo a plataforma Flightradar.Nesse momento, a aeronave fez uma curva brusca.De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas.Às 13h22 – um minuto depois do horário do último registro – a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros.A velocidade dessa queda foi de 440 km/h.O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) informou que o “Salvaero” foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada em um condomínio. Como era o avião que caiu em Vinhedo — Foto: Arte g1 Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o modelo que caiu em Vinhedo, ATR-72-500 da Voepass, é turboélice com 74 assentos. A aeronave é fabricada pela ATR, com sede na França, que é uma das maiores fabricantes de aviação do mundo. Ela estava com a documentação em dia e todos os tripulantes tinham habilitação válida. De acordo com a fabricante, o ATR-72-500 pode voar com velocidade máxima de 511 km/h. O modelo tem 27 metros de comprimento e de envergadura, além de uma autonomia de voo de 1.324 quilômetros. O peso máximo que o avião pode carregar em serviço é de 7 mil quilos. O avião tinha 14 anos de fabricação e era de um modelo conhecido no mundo da aviação por sua capacidade de operar em aeroportos de pista curta e de difícil acesso no Brasil e em outras partes do mundo, especialmente na Ásia, onde houve outros acidentes. Escombros de avião em Vinhedo (SP) no sábado, dia 10 de agosto de 2024 — Foto: Nelson Almeida/AFP Ficha técnica do ATR-72-500 (segundo a fabricante): Número de assentos: 74Velocidade de cruzeiro: 511 km/hComprimento: 27 metrosEnvergadura: 27 metrosAltura: 7,65 metrosAutonomia de voo: 1.324 km O que diz a Voepass? O CEO da Voepass Linhas Aéreas, Eduardo Busch, concedeu entrevista coletiva na noite de sexta (9) e afirmou que os pilotos eram experientes e os sistemas operacionais da aeronave estavam todos em funcionamento no momento da decolagem. “A Voepass Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação”. Já na terça-feira (13), no primeiro pronunciamento após a tragédia, o presidente da Voepass, comandante José Luiz Felício Filho, expressou solidariedade às famílias das vítimas e destacou que a empresa segue “as melhores práticas internacionais” de segurança. “Sou piloto há mais de 30 anos e hoje o comandante mais antigo dessa empresa. Vim de uma origem de transportadores e, desde que assumi a presidência dessa empresa em 2004, sempre construí uma base com diretrizes sólidas e sempre pautadas pelas melhores práticas internacionais para garantir a segurança operacional de todos. A vida dos nossos passageiros, assim como dos nossos tripulantes, sempre foi e continuará sendo nossa prioridade número um”, disse. VÍDEOS: veja tudo sobre o acidente aéreo em Vinhedo

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