Lar Cidades Laudos, análises, depoimentos: entenda próximos passos da investigação criminal do acidente em Vinhedo

Laudos, análises, depoimentos: entenda próximos passos da investigação criminal do acidente em Vinhedo

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Diferentemente do Cenipa, que apura as causas para apontar melhorias e evitar futuras tragédias, a investigação das duas polícias busca verificar se existem pessoas que devam ser responsabilizadas criminalmente pela tragédia. Na Polícia Federal (PF), o inquérito será presidido pela delegada Estela Beraquet Costa, da delegacia de Campinas (SP). Ao g1, a corporação explicou que, neste momento, está focada na identificação das vítimas, com atuação do Instituto Médico Legal, de peritos e papiloscopistas da PF. ▶️ Cronologicamente, as próximas etapas da investigação abrangem, segundo a PF: laudos periciais a partir do exame de local de crime (com base na perícia feita pelo Núcleo Técnico Científico de Campinas e Instituto Nacional de Criminalística de Brasília em Vinhedo);acompanhamento do estudo técnico dos destroços da aeronave (feito pelo Cenipa, com quem a PF compartilha informações);e depoimentos de representantes e funcionários da Voepass. No âmbito da Polícia Civil, as investigações são conduzidas pela delegada Denise Margarido, da Delegacia de Vinhedo. O g1 perguntou os próximos passos do inquérito à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), que se limitou a dizer que “as diligências estão em andamento com o objetivo de esclarecer os fatos”. O Cenipa havia finalizado, na segunda-feira (12), a ação inicial de investigação e remoção de parte da aeronave, e tinha entregado a área à Voepass. Os trabalhos, porém, precisaram ser paralisados devido às novas ações dos peritos. LEIA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber sobre a queda da aeronave em Vinhedo Cronologia da tragédia A aeronave decolou às 11h56 e o voo seguiu tranquilo até 13h20. O avião subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23, e seguiu nessa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude, segundo a plataforma Flightradar.Nesse momento, a aeronave fez uma curva brusca. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas.Às 13h22 – um minuto depois do horário do último registro – a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros. A velocidade dessa queda foi de 440 km/h.O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou que o “Salvaero” foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio. Como era o avião que caiu em Vinhedo — Foto: Arte g1 Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o modelo que caiu em Vinhedo, ATR-72-500 da Voepass, é turboélice com 74 assentos. A aeronave é fabricada pela ATR, com sede na França, que é uma das maiores fabricantes de aviação do mundo. Ela estava com a documentação em dia e todos os tripulantes tinham habilitação válida. De acordo com a fabricante, o ATR-72-500 pode voar com velocidade máxima de 511 km/h. O modelo tem 27 metros de comprimento e de envergadura, além de uma autonomia de voo de 1.324 quilômetros. O peso máximo que o avião pode carregar em serviço é de 7 mil quilos. O avião tinha 14 anos de fabricação e era de um modelo conhecido no mundo da aviação por sua capacidade de operar em aeroportos de pista curta e de difícil acesso no Brasil e em outras partes do mundo, especialmente na Ásia, onde houve outros acidentes. Destroços de avião em Vinhedo — Foto: Miguel Schincariol/AFP Ficha técnica do ATR-72-500 (segundo a fabricante): Número de assentos: 74Velocidade de cruzeiro: 511 km/hComprimento: 27 metrosEnvergadura: 27 metrosAltura: 7,65 metrosAutonomia de voo: 1.324 km O que diz a Voepass? O CEO da Voepass Linhas Aéreas, Eduardo Busch, concedeu entrevista coletiva na noite de sexta (9) e afirmou que os pilotos eram experientes e os sistemas operacionais da aeronave estavam todos em funcionamento no momento da decolagem. “A Voepass Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação”. VÍDEOS: veja tudo sobre o acidente aéreo em Vinhedo

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