Lar Cidades Número de multas de trânsito por videomonitoramento cresce 686% em Campinas; veja locais

Número de multas de trânsito por videomonitoramento cresce 686% em Campinas; veja locais

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As principais infrações são por transposição de pista e estacionamento irregular, mas o sistema de monitoramento remoto também aplica multas por parada sobre a faixa de pedestre, parada em local proibido e transitar na contramão. Estacionamento irregular (local proibido, em vaga de curta duração, etc.): 398Transposição de pista: 1.715Parada sobre a faixa de pedestre: 1Parada em local onde é proibido parar e estacionar: 1Transitar pela contramão: 2 O sistema de monitoramento por câmeras de Campinas conta atualmente com 9 pontos ativos – veja locais abaixo:. Av. Francisco Glicério X Av. Benjamin ConstantAv. Francisco Glicério X Av. Dr. Campos SalesAv. Francisco Glicério X Rua ConceiçãoAv. Francisco Glicério X Av. Dr. Moraes SallesAv. Dr. Moraes Salles X Rua Irmã SerafinaRua Irmã Serafina X Rua ConceiçãoAv. João Jorge X Rua Dr. Salles OliveiraAv. Lix da Cunha X Rua Joaquim VilacTerminal Multimodal “Ramos de Azevedo” Câmera de monitoramento do trânsito, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV A explicação da Emdec para o aumento expressivo passa retomada de operação do equipamento no cruzamento da Av. Dr. Moraes Salles com Irmã Serafina, que não estava interligado à central em 2023 e concentra a maior parcela das infrações por transposição de pista registradas em 2024. Além disso, houve aumento nas autuações por estacionamento irregular em vagas de curta duração após a implantação de uma nova câmera no entorno do Terminal Multimodal, para fiscalizar o embarque e desembarque de passageiros. A Emdec esclarece ainda que reestrututou a Central de Monitoramento de Operações, que atualmente conta com mais operadores dedicados à fiscalização. A empresa destaca que o valor arrecadado com as infrações de trânsito é investido em projetos de sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização e educação de trânsito. Flagrantes de infrações no trânsito por videomonitoramento cresce 686% em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV Mortes no trânsito Campinas registrou queda nas mortes em acidentes de trânsito em junho, mas o total de vítimas acumuladas no 1º semestre representa aumento de 17,6% no comparativo com o mesmo período de 2023. Campinas fecha 1º semestre com 80 mortes em acidentes de trânsito Os dados são do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo (Infosiga-SP), atualizados na quarta-feira (24) e que considera as ocorrências tanto na malha urbana quanto em rodovias que cortam a cidade. Dos seis primeiros meses de 2024, em três deles (março, abril e maio) o número de mortes foi superior ao mesmo período do ano anterior. Em janeiro, o total de ocorrências foi igual, e apenas em fevereiro e junho o total de óbitos foi inferior ao mesmo período de 2023 – veja os dados: As maiores vítimas do trânsito na metrópole seguem sendo os motociclistas, com 31 mortes registradas no primeiro semestre. Os pedestres aparecem na sequência, com 23 mortes por atropelamento. E os ocupantes de automóveis somaram 19 óbitos. Acidente com moto deixa homem morto e mulher ferida em Campinas — Foto: Guarda Municipal/Divulgação Considerando o local do acidente com morte, as rodovias que cortam Campinas concentraram 41 ocorrências entre janeiro e junho, contra 35 casos em vias urbanas. Em quatro casos, a informação não estava disponível. Um levantamento do g1 apontou que as rodovias são, sim, líderes em casos de mortes em acidentes na metrópole. De acordo com especialistas, o problema envolve, em sua grande maioria, uma mistura entre o tráfego de longo percurso e motoristas urbanos, que acabam utilizando estradas como avenidas, e a diferença de atenção entre um perfil e outro, e a combinação disso com a maior velocidade das rodovias, ajuda a explicar os números da acidentalidade. Taxa de mortalidade Com 164 mortes em acidentes de trânsito nos últimos 12 meses, Campinas aparece com a 6ª maior taxa de mortalidade entre as cidades do estado de São Paulo com mais de 300 mil habitantes. São 14,38 ocorrências a cada 100 mil habitantes – o município com a maior taxa é Sorocaba (SP), com 15,27. Na região, Piracicaba (SP), com 427 mil moradores, é a que tem o maior índice, de 15,22, o 2º maior do estado de São Paulo. Considerando a série histórica, iniciada em 2015, a taxa de mortalidade em ocorrências no trânsito na metrópole apresenta crescimento desde 2019, após atingir o menor índice. Atualmente, está em 13,95 óbitos por 100 mil habitantes. Plano para reduzir mortes Campinas apresentou em fevereiro o lançamento de um plano de segurança viária que pretende reduzir o índice de mortes no trânsito na cidade em 10 anos. Segundo a Emdec, na última década foram 1.522 óbitos em ruas, avenidas e estradas que cortam a metrópole. A meta estabelecida pela prefeitura prevê evitar 903 mortes até 2032. Campinas (SP) prevê que plano de segurança viária possa salvar até 903 vidas no trânsito da metrópole entre 2023 e 2032 — Foto: Reprodução/Emdec O que diz a Emdec? O g1 solicitou à Emdec, empresa responsável pela gestão da malha urbana de Campinas, informações sobre as ações adotadas para diminuir o número de mortes em acidentes de trânsito na cidade, bem como uma atualização sobre o plano de segurança viária apresentado em fevereiro. Em nota, a empresa destaca que seu último boletim, com dados relativos ao mês de maio, registra 35 mortes em vias urbanas nos primeiros cinco meses, número 6% maior do que o registrado no mesmo período de 2023 (33 mortes). “Quando se considera a soma dos casos registrados em vias urbanas e rodovias, foram 77 vidas perdidas até maio deste ano e 62 no mesmo período de 2023 – um aumento de 24%. Foram 38 mortes registradas em rodovias e em quatro casos não foi possível identificar o local da ocorrência”, pontua. Sobre as ações já cumpridas do Plano de Segurança Viária (PSV), a Emdec destaca os seguintes pontos: obras de geometria e sinalização nos eixos das avenidas John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez;ampliação da malha cicloviária; lançamento da campanha Desacelera, que “alerta para as consequências do excesso de velocidade”; abordagens educativas em pontos com alta sinistralidade; lançamento de boletins mensais de acidentalidade para nortear ações preventivas; treinamentos focados em fiscalização voltados aos agentes da mobilidade urbana e forças de segurança. “Além disso, foram realizadas oficinas para a criação de um Programa de Priorização de Pedestres e Piloto em Entornos Escolares e houve a formalização do Observatório Municipal de Trânsito de Campinas, que terá reuniões quinzenais e será formado por representantes de secretarias municipais e concessionárias. A primeira reunião deste grupo de trabalho será realizada no próximo dia 30 de julho e discutirá os próximos passos para o enfrentamento dos óbitos no trânsito”, informa a Emdec A empresa completa que durante a eleição do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU), no próximo dia 3 de agosto, “as metas do PSV que se relacionam com a temática também serão discutidas com os participantes e representantes eleitos”. Além disso, está em andamento a revisão do Plano de Mobilidade Urbana de Campinas. Acidente com um carro e dois caminhões deixa duas pessoas mortas na rodovia Campinas-Monte Mor — Foto: André Galassi/EPTV VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

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