The New York Times A série de sucesso “O Urso”, da FX (no Brasil disponível no Disney+), trata de muitas coisas: dinâmicas familiares complicadas, luto, ambientes de trabalho tóxicos, Chicago, obsessão vocacional e, claro, comida. Mas, para algumas pessoas, é realmente apenas sobre roupas. A terceira temporada (disponível no Brasil a partir desta quarta-feira, 17) dá muito material para os espectadores obcecados por estilo. No primeiro episódio, Carmen “Carmy” Berzatto, interpretado por Jeremy Allen White, usa uma jaqueta Barbour Ogston desgastada em verde oliva durante um flashback; mais tarde na temporada, ele veste uma jaqueta de algodão inspirada em uniformes de trabalho da RRL, sublabel da Ralph Lauren. A J. Crew lançou uma coleção cápsula —com boné, camiseta, moletom e jaqueta de trabalho— estampada com o logotipo do negócio fictício pertencente aos irmãos Fak da série, interpretados por Matty Matheson e Ricky Staffieri. Ao contrário de “Sex and the City”, que tinha as bolsas baguette da Fendi de Carrie Bradshaw, e “Succession”, que tinha sua bolsa “ridiculamente espaçosa” da Burberry, “O Urso” não foi concebida com grandes laços com o universo da moda. “Eu não esperava isso. De jeito nenhum”, disse Courtney Wheeler, a figurinista da série. “Nosso programa não é explicitamente sobre moda, como ‘Sex and the City’ ou ‘Emily em Paris’. É o que achamos que o mundo que esses personagens habitam pareceria. Que as pessoas respondam a isso é realmente incrível, mas não era necessariamente nossa intenção.” Mas desde a estreia, em 2022, tornou-se uma espécie de fixação para alguns decifrar o que os personagens estão vestindo, particularmente o personagem principal, Carmy, um chef ferido, mas ardente, que transforma a humilde loja de sanduíches de carne italiana de seu falecido irmão em um templo de alta gastronomia. Detetives online, por exemplo, rastrearam a exata camiseta branca e simples que White usa durante todas as três temporadas: a camiseta masculina modelo 215 Loopwheeled feita pela Merz b. Schwanen, que custa cerca de US$ 85 (mais de R$ 460). A empresa alemã, que abriu sua primeira loja nos EUA neste ano, não sabia que a camiseta seria mostrada e experimentou um aumento no interesse, o que levou ao colapso temporário do site da empresa. Da mesma forma, uma jaqueta de lã com design patchwork da marca cult dinamarquesa NN07 que White usou na primeira temporada tornou-se um item fetichizado de moda masculina. Wheeler lembrou-se de ter um vendedor na Bloomingdale’s tirando-a de um manequim para que ela pudesse apresentá-la durante uma prova, e White se inclinou para ela. Uma vez identificada em um fórum de moda masculina no Reddit, a jaqueta —um estilo conhecido como Gael— esgotou; desde então, foi reabastecida duas vezes, esgotando ambas as vezes em 30 minutos, escreveu Mikkel Hammershøj, um representante de imprensa da NN07. “Eu diria que há um efeito muito direto”, acrescentou Hammershøj. Embora personagem e enredo sejam o que impulsionam o design de figurino, a moda se tornando um leitmotiv de “O Urso” não é um exagero, pois, por virtude da profissão, estética e artesanato ocupam um lugar alto no mundo da alta gastronomia. “Eu realmente acho que Carmy é o tipo de pessoa que sempre teve um comichão para sair”, disse Wheeler. “Ele é o tipo de pessoa que busca qualidade.” O elenco e os criadores também parecem estar explorando seus próprios estilos, incluindo White, cujo estilo pessoal tem sido seguido de perto e que recentemente modelou em um anúncio de roupa íntima da Calvin Klein muito comentado; sua colega Ayo Edebiri, que interpreta Sydney “Syd” Adamu, uma favorita do tapete vermelho em parte porque trabalhou com a estilista Danielle Goldberg e está na capa da edição mais recente da Vanity Fair; Matheson, um chef e produtor executivo do show que tem sua própria linha de roupas, Rosa Rugosa; e o criador do show, Christopher Storer, que tem uma predileção por Thom Browne e a marca Drake’s. “Às vezes eu só vou até o quarto dele para fazer uma pergunta rápida”, disse Wheeler sobre trabalhar com Storer, “e acabamos passando 45 minutos falando sobre mocassins”. Certos itens de moda até se tornaram pontos de enredo, como um estoque de jeans Levi’s “Big E” tão valiosos que Carmy os usa para pagar uma dívida, ou uma jaqueta de chef desenhada por Thom Browne que é dada a Syd em uma revelação dramática na segunda temporada. Quando perguntada se ela tem jogado mais para aqueles que assistem à série pela moda, Wheeler disse: “Há um pouco disso, mas não queremos forçar”. E enquanto essas peças podem gerar material online, Wheeler disse que o importante era que as roupas estivessem a serviço da história. “Quando você está em uma prova e experimenta roupas, e tudo se encaixa —tudo clica e começa a parecer um personagem real— é aí que você pensa: ‘Ah, sim, essa é a certa'”, disse ela. E enquanto os aficionados por moda masculina podem continuar a clamar, procurando o estilo exato de calças, camisetas e roupas externas que Carmy usa no show, Wheeler apontou um detalhe importante. “Muitas das coisas que você vê na TV”, disse ela, “nós ajustamos”.
Estilo simples e utilitário dos personagens de ‘O Urso’ vira obsessão entre fãs da série
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