A inovação rendeu um vídeo que, atualmente, conta com 4,5 milhões de reproduções no Instagram e cerca de 118 mil curtidas. A proprietária e responsável pela criação da cochapa, Rafaela Firmiano, de 34 anos, contou em entrevista ao g1 sobre o nascimento da inovação e o sucesso de vendas. O nascimento da “cochapa” Padaria em Limeira vende ‘cochapa’, coxinha de frango na chapa com requeijão — Foto: Beatriz Bisan/g1 Piracicaba Rafaela conta que a inovação surgiu quando o estabelecimento decidiu participar da Festa da Coxinha de Limeira. A ideia era apresentar algo diferente e inovador para o público. Durante as conversas para pensar em uma nova variação, a proprietária lembrou de um dos itens mais vendidos da padaria, o pão com requeijão selado na chapa. Ela pensou que seria uma boa ideia unir o conceito do item, que já era bem aceito, com a coxinha, também muito procurada pelos clientes. “Eu falei ‘e se a gente cortasse a coxinha, passasse requeijão e selasse na chapa igual o pão?’ A minha ideia foi pensando no pão na chapa”, lembra Rafaela. Surgiu então a cochapa. As unidades são todas padronizadas, com o mesmo tamanho e quantidade de recheio de frango dentro. O requeijão também é fracionado igualmente, ficando disposto em potes para que sejam usadas sempre as mesmas quantidades. O salgado é colocado na chapa bem quente e fica entre dois e três minutos no fogo para atingir a casquinha perfeita. Depois que a ideia surgiu, começaram os testes para ver se tudo daria certo. Ao gravar o processo da coxinha sendo colocada na chapa com o requeijão e publicar nas redes sociais da padaria, o vídeo viralizou. Sucesso de vendas (e likes) Coxinha na chapa vendida por padaria em Limeira viraliza — Foto: Beatriz Bisan/g1 Piracicaba O primeiro vídeo do quitute na chapa viralizou em maio de 2023. Rafaela conta que diversas pessoas e contas repostavam a publicação, dando bastante visibilidade ao produto e à padaria. Então, a variação do salgado entrou oficialmente para o cardápio. Logo após o anúncio do produto, veio a Festa da Coxinha. Segundo a proprietária, a participação na festa rendeu à cochapa o segundo lugar entre as coxinhas mais vendidas do evento, se afirmando como um sucesso. O produto voltou a viralizar em 2024, quando uma influenciadora foi até a cidade conhecer a cachorrinha de Rafaela, que tem um perfil próprio nas redes sociais, e acabou se encantando pela coxinha na chapa. Rafaela explica que, no dia-a-dia, as vendas da coxinha normal e da cochapa são consistentes, não interferindo uma na outra, mas que após viralizar novamente, a versão na chapa passou a vender o dobro que a tradicional. Negócio familiar Irmãos abriram juntos a padaria em Limeira, na casa que era dos pais — Foto: Beatriz Bisan/g1 Piracicaba A padaria, que hoje conta com duas unidades em Limeira e outras três franquias em cidades do interior paulista, nasceu em 2016 de um projeto familiar, um sonho de Rafaela e seu irmão. A primeira unidade surgiu na casa onde moravam os pais deles. Rafaella conta que, na época, por serem muito novos, ela e o irmão não conseguiam alugar nenhum ponto comercial. Então o pai resolveu dar a casa para que eles transformassem na padaria. O local foi reformado e a família passou a morar de aluguel. Os carros também foram vendidos, apostando todas as fichas no negócio. Coxinha — Foto: Eduardo Zanzirolamo VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região *Sob supervisão de Arthur Menicucci e Rodrigo Pereira
Coxinha na chapa? Padaria em Limeira viraliza ao criar ‘cochapa’, variação que une duas paixões dos brasileiros; conheça
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