The New York Times Quando a atriz Nicola Coughlan entrou para o elenco do drama de época “Bridgerton”, como a jovem socialite e secretamente uma panfletária de fofocas Penelope Featherington, o artista de cabelo e maquiagem Marc Pilcher informou-a de que o briefing criativo que tinham para sua personagem era apenas uma palavra: “desleixada”. Penelope, a mais jovem e recatada filha da dominadora matriarca Lady Portia Featherington, deveria ser apresentada em vestidos pastéis berrantes e joias extravagantes, com um penteado entupido de cachos —nada disso particularmente lisonjeiro. “Nas duas primeiras temporadas, o objetivo, da maneira mais gentil possível, não era me fazer parecer bonita”, disse Coughlan em uma entrevista recente. “Muito da estética Featherington era uma abordagem de ‘quanto mais, melhor’.” Coadjuvante durante as duas primeiras temporadas do show, Penelope é a personagem principal da terceira temporada, que chegou à Netflix no dia 16 de maio. E, à medida que ela se moveu para o centro das atenções, todo o seu estilo foi alterado: uma transformação que os fãs do programa referem-se como “o glow-up de Bridgerton”. Foram-se os vestidos amarelo-canário e as peças de cabeça de mau gosto. Agora ela está usando cores mais suaves e joias menos ostentosas, e seus penteados são mais soltos e elegantes. Em resumo, ela não é mais desleixada. “No primeiro teste para a terceira temporada, eu fiquei emocionada”, disse Coughlan. “Parecia um momento de ‘Uma Linda Mulher’. Eles finalmente iam me deixar brilhar.” Esse tipo de reinvenção estilística tornou-se prática comum em uma série conhecida por rotacionar atores dentro e fora de seu vasto elenco, e adaptar suas aparências de acordo com isso. “Quando a transição é feita de personagem secundário para personagem principal, pensamos muito sobre qual história estamos tentando contar”, explicou a showrunner e produtora executiva Jess Brownell. Quando se trata de estilo, ela disse, “é muito mais profundo quando se trata dos personagens principais”. O fenômeno foi aparente pela primeira vez quando Anthony (Jonathan Bailey), o filho mais velho da família Bridgerton, tornou-se um dos personagens principais do programa durante sua segunda temporada, após uma passagem pelos bastidores na primeira temporada. Ele efetivamente substituiu Simon Basset (Regé-Jean Page), que foi o principal interesse amoroso e o homem de destaque do primeiro ano. A transição de Anthony para o protagonismo apresentou uma revisão especialmente drástica: a remoção de suas grandes costeletas. Embora fossem apropriadas para um irmão mais velho autoritário, Brownell disse, “uma vez que entramos em sua história de amor, era como: ‘Isso precisa ir embora'”. Para os fãs, essa mudança representou mais do que apenas um “glow-up”: foi uma metamorfose completa. “A magia que [Shonda Rhimes] está fazendo com esses homens de ‘Bridgerton’, precisa ser investigada”, declarou um criador do TikTok, em um vídeo que foi visto mais de 16 milhões de vezes. Para Penelope, a transformação começa com sua maquiagem, que foi radicalmente aprimorada. “Na primeira temporada, ela deveria ser a flor de parede, que literalmente se funde à parede: você não pode vê-la”, disse Erika Ökvist, a principal designer de cabelo e maquiagem do programa. “Na segunda temporada, ela está tentando se tornar uma mulher, então estamos usando formas bastante arredondadas, acentuando a redondeza de seus olhos.”A 3ª temporada mostra Penelope em um romance intenso com Colin, o filho Bridgerton interpretado por Luke Newton, uma busca que informou seu visual: “Para fazer seus olhos mais sedutores, por assim dizer, estamos usando linhas mais angulares —seus olhos parecem mais amendoados, menos redondos e inocentes.” O próprio Colin, em sua mudança de personagem periférico para protagonista, também adotou um novo visual. As temporadas anteriores o mostravam alegre e juvenil, estilizado em pastéis vivos que Brownell disse “significavam sua juventude”. O Colin da 3ª temporada, que viajou para o exterior e “voltou um homem novo”, tem uma paleta mais escura refletindo uma nova mundanidade. “Acho que a internet o apelidou de Colin Pirata, o que não está muito longe do que pretendíamos”, disse Brownell. Notavelmente, os “glow-ups” de “Bridgerton” não envolvem os tipos de reformas corporais —ganhar músculos ou emagrecer— que muitas vezes são associados a transformações de Hollywood; na verdade, os showrunners cortaram uma trama do romance “Romancing Mister Bridgerton”, que é a base para a 3ª temporada e que envolvia Penelope perdendo peso. “Achamos que Penelope é linda, e eu não acho que isso seja realmente uma parte de sua história”, Brownell disse à Variety. John Glaser, o designer de figurino do programa, disse que quando um personagem se move para o centro das atenções, o departamento de guarda-roupa adota uma abordagem mais simplificada. “Quando Penelope se tornou a protagonista, nós apenas recuamos”, ele disse. “Pegamos todos os seus melhores atributos e nos concentramos neles.” Jogar para as melhores características de Coughlan significou simplificar sua silhueta —mesmo que as mudanças não fossem todas exatamente apropriadas para a época. “Esse período não dá às mulheres uma cintura, e nós demos a ela uma cintura”, disse Glaser, citando a estrela de film noir Lauren Bacall como referência. “Nós a fizemos mais como um pequeno estilo Dior dos anos 50.”Brownell enfatizou que o personagem dita o guarda-roupa, não o contrário: o novo visual de Penelope reflete seu crescimento como pessoa, não simplesmente que ela precisa de uma transformação porque subiu para o topo do elenco. Ao entrar na terceira temporada, segundo Brownell, seu visual “é realmente sobre se separar de sua mãe e sua família”. “Ela é essa personagem que ficou à margem por tanto tempo e, em termos de aparência, ela realmente apenas fez o que sua mãe queria que ela fizesse”, ela disse. “Então ela estava usando cores cítricas, que são muito a paleta favorita de Portia Featherington, e ela estava usando esses pequenos cachos apertados, que também são uma especialidade Featherington.” A nova estética de Penelope foi recebido com entusiasmo pelos fãs. “Finalmente colocaram minha garota em um azul e um vestido que realmente se ajusta ela parece tão linda”, disse um em um comentário no Instagram, que foi curtido mais de 3.000 vezes. Outro colocou de forma mais direta: “Graças a Deus ela não está usando amarelo”. Coughlan disse que não se incomodou pessoalmente com o estilo brega de Penelope antes do “glow-up”. Mas ela admitiu que se vestir para a 3ª temporada foi uma mudança bem-vinda. “Parecia suave e romântico e lindo”, ela disse. “Foi sinceramente mágico.”
‘O glow-up de Bridgerton’: Por que crescimento de papel na série vem sempre com um novo visual
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