Catherine Russell, diretora geral do UNICEF, fez um discurso na reunião do G7 sobre a importancia da educação para crianças em paises em guerra. Nesta sexta-feira, 28, Catherine Russell, diretora geral do UNICEF, fez um discurso na reunião de ministros da educação – G7 Itália 2024, em Trieste: “Bom dia, é uma honra estar aqui hoje. Venho do Sudão, onde quase toda uma população de crianças em idade escolar – cerca de 17 milhões de crianças – não frequenta a escola desde o início da guerra, há um ano. Visitei um centro do UNICEF, empoeirado e quente, cheio de crianças que fugiram do conflito. Muitas das meninas presentes me disseram que perderam tudo: roupas, casas, amigos e escolas. Enquanto o mundo deles desmoronava, a mensagem deles para mim era cristalina. “Queremos ir para casa e queremos voltar para a escola.” Compartilho esta história com vocês hoje porque, apesar da terrível adversidade que enfrentam, eles ainda têm esperança – esperança no futuro e no retorno à escola. Eles ainda sonham em ser advogados, médicos e arquitetos. Como comunidade global, estamos falhando com estas crianças e com centenas de milhões de outras crianças como elas no mundo. No momento em que nos reunimos aqui hoje, há 250 milhões de crianças fora da escola – um aumento de 6 milhões em relação a 2021. Entre elas, 100 milhões estão na África. Para uma criança isso é uma tragédia, para um país é uma catástrofe geracional. As crianças do Sudão não estão sozinhas nessa situação. Lugares como a República Democrática do Congo, Gaza, Haiti e outras zonas de conflito também negam o direito à educação. Mesmo aqui na Europa, a educação das crianças foi interrompida, primeiro pela pandemia da COVID-19 e depois por anos de guerra na Ucrânia. Esta crise global de aprendizagem afeta todos nós. Como ministros da educação, vocês sabem melhor do que ninguém que a educação é vital – para todas as crianças, mas também para comunidades e países que aspiram à produtividade, ao engenho e à estabilidade. Obrigado por refletirem sobre o princípio de “não deixar ninguém para trás” em suas declarações, por destacar a importância de chegar às crianças mais vulneráveis, incluindo as crianças afetadas por catástrofes, pobreza, que vivem com deficiência e particularmente as meninas. Quero chamar a sua atenção para os principais desafios enfrentados pelas meninas que têm maior probabilidade de abandonar a escola e menos probabilidade de voltar após perturbações como conflitos e catástrofes climáticas. Quando estas meninas são abandonadas no casamento, no trabalho ou em outras formas de exploração, é muito difícil – se não impossível – trazê-las de volta à escola. O UNICEF está determinado a garantir o direito à educação destas meninas e de todas as crianças. Não podemos permitir que estas meninas fiquem para trás. O que temos que fazer? Gostaria de sugerir algumas prioridades. Primeiro, devemos melhorar a qualidade e o impacto da educação. Não basta trazer as crianças para a escola, precisamos garantir que as crianças realmente aprendam. Em seguida, também devemos utilizar a inovação e as tecnologias para alcançar mais crianças com uma educação de alta qualidade – especialmente as meninas. Precisamos pensar cuidadosamente sobre como a Inteligência Artificial pode nos ajudar nesse esforço. Educar as crianças do mundo é uma agenda ambiciosa que exige esforços enormes e coordenados. Como países do G7, temos um papel indispensável a desempenhar. Nós, no UNICEF, e outros membros desta comunidade, sabemos o que precisa ser feito e sabemos como fazê-lo com o apoio dos seus governos e parceiros como a União Africana, que estão liderando o caminho. Precisamos apoiar os professores com materiais didáticos eficazes. Devemos ir ao encontro das crianças onde elas estão e avaliar rigorosamente o impacto do nosso trabalho. Eu os exorto a acrescentarem as suas importantes vozes nestes esforços… para lembrar aos Ministros das Finanças e do Desenvolvimento e aos parlamentares que a educação é um direito e é importante para as crianças de todo o mundo, tal como é para as crianças dos nossos países. Nós sabemos o que fazer. Por favor, ajudem-nos a fazer isso. Não podemos nos dar o luxo de falhar com estas crianças. Obrigada.” *Com UNICEF Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui
250 milhões de crianças estão fora da escola, denuncia diretora do UNICEF
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